A Black Friday 2015 bateu recordes no Brasil, segundo os especialistas em dados da Adyen. O valor médio de transações cresceu 300% em relação ao ano anterior. Na comparação com uma sexta-feira regular o aumento é dez vezes o volume de operações.
De acordo com a Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net), a data movimentou R$ 1,53 bilhão, 76% a mais que em 2014. O impacto da Black Friday foi sentido também no final de semana, com 300% de aumento das vendas no sábado e o dobro de alta no domingo. "Não é mais um fenômeno isoladamente norte-americano", disse vice-presidente da Adyen para a América Latina, Jean Mies.
Com o impulso de vendas causado pela Black Friday, a Adyen bateu um recorde em novembro e processou o maior volume de pagamentos de sua história. "A influencia da Black Friday na quantidade de transações realizadas pela nossa plataforma foi significativa."
Projeções
Passado a euforia das vendas na data, os varejistas precisam começar a pensar desde já em como se preparar para a Black Friday 2016. Para o executivo, é importante investir durante todo o ano em tecnologias que garantam pagamentos descomplicados e em real time para os consumidores, além de pensar em ferramentas robustas e escaláveis, para suportar o fluxo de acesso.
Veículo: Jornal DCI