Nem Papai Noel salva vendas no Rio

Leia em 1min 20s

As vendas do comércio varejista da cidade do Rio de Janeiro tiveram seu pior desempenho do mês de outubro dos últimos 12 anos, diminuindo 4,2% em relação ao mesmo mês do ano passado, segundo o Clube de Diretores Lojistas do Rio de Janeiro (CDLRio).

Segundo a entidade, no acumulado dos dez meses de 2015 - entre janeiro e outubro - o tombo foi de 1,3% em comparação com o mesmo período de 2014.

A pesquisa mostra que os indicadores do mês de outubro foram afetados pelo desempenho negativo das vendas do comércio varejista especializado nos segmentos de confecções (-4,6%), calçados (-9%), tecidos (-10,1%), eletrodoméstico (-3,8%), joias (-7,3%) e óticas (-5,7%). O setor de móveis com mais 1,3% foi o único a registrar resultado positivo.

Varejo popular

O presidente do CDLRio, Aldo Gonçalves, disse que devido a série de obras e a mudanças de trânsito, o resultado de outubro foi prejudicado pelo desempenho das lojas do centro da cidade, que registraram queda nas vendas de 12,2% nos produtos de bens não duráveis e 5,2% nos bens duráveis. "Mas o fraco desempenho das vendas no Dia da Criança foi determinante para o resultado de outubro", concluiu.

Em relação às vendas conforme a localização dos estabelecimentos comerciais, ainda segundo a pesquisa da entidade, os produtos de bens não duráveis nas operações do centro do Rio de Janeiro registraram índices negativos de 12,2% as da zona norte menos 7,5% e as da zona sul menos 0,1%. Já no ramo duro, ou bens duráveis, as lojas do centro venderam menos 5,2%, as da zona norte menos 4,2% e as da zona sul menos 1,6%.

 



Veículo: Jornal DCI


Veja também

Importação preocupa produtores

Outro assunto que deixa os cafeicultores apreensivos é a possibilidade de o Brasil abrir as importaç&otild...

Veja mais
Indicador da Ceagesp sobe 8,22% em novembro ante outubro

O Índice de Preços Ceagesp registrou alta de 8,22% em novembro, em comparação com o mê...

Veja mais
Confiança do consumidor paulistano recua 26,2%

Em novembro, o Índice de Confiança do Consumidor (ICC), pesquisa realizada mensalmente pela Federaç...

Veja mais
Transação on-line avança 30%

De olho no avanço das vendas virtuais durante a Black Friday e Cyber Mondey, a Worldpay constatou alta de 30% no ...

Veja mais
Tíquete médio no dia de promoções sobe 300%

A Black Friday 2015 bateu recordes no Brasil, segundo os especialistas em dados da Adyen. O valor médio de transa...

Veja mais
Cultura sobre estoque no Brasil reduz descontos nas edições da Black Friday

Nos Estados Unidos, varejistas aproveitam o evento promocional para tirar produtos parados e preparar a chegada do per&i...

Veja mais
Atividade industrial recua em outubro com forte retração em bens duráveis

Categoria recuou 28,7% em outubro contra um ano antes, influenciada pela baixa confiança dos brasileiros, que t&e...

Veja mais
Vendas para o Natal devem ter queda real de 20,9% neste ano

Pesquisa divulgada ontem pelo Observatório Econômico da Universidade Metodista revela que as compras para o...

Veja mais
Comércio do Litoral de SP abre 341 vagas em setembro

    Veículo: Jornal A Tribuna...

Veja mais