As vendas do comércio varejista da cidade do Rio de Janeiro tiveram seu pior desempenho do mês de outubro dos últimos 12 anos, diminuindo 4,2% em relação ao mesmo mês do ano passado, segundo o Clube de Diretores Lojistas do Rio de Janeiro (CDLRio).
Segundo a entidade, no acumulado dos dez meses de 2015 - entre janeiro e outubro - o tombo foi de 1,3% em comparação com o mesmo período de 2014.
A pesquisa mostra que os indicadores do mês de outubro foram afetados pelo desempenho negativo das vendas do comércio varejista especializado nos segmentos de confecções (-4,6%), calçados (-9%), tecidos (-10,1%), eletrodoméstico (-3,8%), joias (-7,3%) e óticas (-5,7%). O setor de móveis com mais 1,3% foi o único a registrar resultado positivo.
Varejo popular
O presidente do CDLRio, Aldo Gonçalves, disse que devido a série de obras e a mudanças de trânsito, o resultado de outubro foi prejudicado pelo desempenho das lojas do centro da cidade, que registraram queda nas vendas de 12,2% nos produtos de bens não duráveis e 5,2% nos bens duráveis. "Mas o fraco desempenho das vendas no Dia da Criança foi determinante para o resultado de outubro", concluiu.
Em relação às vendas conforme a localização dos estabelecimentos comerciais, ainda segundo a pesquisa da entidade, os produtos de bens não duráveis nas operações do centro do Rio de Janeiro registraram índices negativos de 12,2% as da zona norte menos 7,5% e as da zona sul menos 0,1%. Já no ramo duro, ou bens duráveis, as lojas do centro venderam menos 5,2%, as da zona norte menos 4,2% e as da zona sul menos 1,6%.
Veículo: Jornal DCI