Catarinense vai gastar menos para comprar presentes no Natal de 2015

Leia em 2min 10s

Em média, os catarinenses pretendem gastar no Natal deste ano um pouco menos do que no ano passado. Pesquisa da Fecomércio SC mostra que o gasto médio deve ser de R$ 419,18 por pessoa, uma queda de 1,8% na comparação com 2014, quando o número foi de R$ 426,99. A redução estaria associada à retração no acesso ao crédito e à deterioração na qualidade do emprego, por causa da má situação da economia.

“Esses fatores têm impacto decisivo na confiança e nas perspectivas dos consumidores” diz a pesquisa. Um outra situação é o fato de a maior parte dos entrevistados ter afirmado que a sua situação financeira está pior neste ano do que na comparação com o anterior: 42,6% afirmaram estar com as contas mais complicadas. Em 2014, eram apenas 16,7% os entrevistados na mesma situação.

— O Natal deste ano deve ter um gasto médio reduzido, com presentes mais baratos — diz Luciano Córdova, economista da Fecomércio SC.O estudo realizado pela Fecomércio SC buscou compreender qual o impacto do Natal e das festas de final ano no comércio do Estado. Os resultados mostram que esta data é importante, em especial, pela pretensão de gasto médio e quantidade de presentes a serem comprados, 4,7 presentes por pessoa. No entanto, os resultados observados para 2015 indicam que o Natal não será suficiente para compensar as perdas ocorridas nos últimos 12 meses.

Nesse ano de crise, fica reforçada a visão de que os preços são muito importantes para os consumidores de Santa Catarina: 79,5% dos entrevistados irá realizar pesquisa de preço para o Natal. O resultado é semelhante em todas as cidades pesquisadas, mostrando uma forte tendência da população catarinense.

Outro fator que pesa, e se soma à queda na intenção de compra, é a inflação. De janeiro a novembro, a inflação acumula alta de 9,62%, de acordo com o IBGE. No acumulado dos últimos 12 meses, está em 10,48%. Isso significa que o gasto menor também estará associado a produtos mais caros na hora de comprar.

E o décimo terceiro não deve ajudar a aumentar o tamanho ou o volume de presentes. Para aqueles que informaram receber décimo terceiro, a prioridade será o pagamento de dívidas acumuladas ao longo do ano (28,6% do total). Apenas 10,7% pretendem usar esse dinheiro extra para as compras de presentes de Natal.

Além de movimentar o comércio tradicional, as festas de fim de ano também trazem impactos para o setor de serviços. No Estado, 34,1% dos entrevistados afirmou que irá realizar alguma viagem, seja nos dois feriados ou em apenas um deles.  Mas é grande o percentual de pessoas que não irá viajar  em nenhum dos dois: 62,6%.

 



Veículo: Jornal Diário Catarinense - RS


Veja também

Pesquisa do Serasa aponta desemprego como principal razão da inadimplência

                Em 2015, a inadimplência registrou alta de 17% d...

Veja mais
Confira quem foram os vilões da inflação mês a mês em 2015

                    ...

Veja mais
Como será o Natal dos endividados em Santa Catarina

O Papai Noel não deve ter muito trabalho carregando os presentes de Natal deste ano, pelo menos no Brasil. A mist...

Veja mais
FGV mostra que 30,8% das empresas industriais pretendem investir menos em 2016

O número de empresas industriais que pretendem reduzir investimentos em 2016 é maior do que a parcela das ...

Veja mais
Indicador de desemprego da FGV sobe 1,4% e alcança os 99,0 pontos em novembro

O Indicador Coincidente de Desemprego (ICD) subiu 1,4% em novembro ante outubro, para 99,0 pontos, na série com a...

Veja mais
Chuva prejudica moagem de cana-de-açúcar

A quantidade de cana-de-açúcar processada pelas empresas da região Centro-Sul alcançou 18,74...

Veja mais
Rotulagem será obrigatória para fruta, legume e verdura

A partir do dia 17 mais 11 produtos entram na lista do Programa Alimento Rastreado, que exige a rotulagem de frutas, ver...

Veja mais
Comércio parcela ceia natalina e faz promoção com marca própria

                    ...

Veja mais
Quais aprendizados do varejo a 2016?

    Veículo: Jornal Diário do Grande ABC...

Veja mais