As vendas do comércio varejista ampliado caíram 5,5% em novembro, na comparação com o mesmo período do ano passado, segundo o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA), divulgado ontem (15) pela operadora de cartões.
Com o resultado, o setor acumula sua quarta queda consecutiva, já que apresenta recuos desde julho, quando o indicador deflacionado apontou avanço de 0,1%.
De acordo com a Cielo, o índice do varejo no décimo primeiro mês de 2015 foi prejudicado pelo calendário, além da baixa confiança do consumidor brasileiro. "A troca de dias dos feriados de Finados e Proclamação da República e dos dias da semana - um sábado a menos e uma segunda-feira a mais na comparação com o mesmo mês do ano passado - tiveram um efeito líquido negativo nas vendas do mês", disse a companhia.
Pelo ICVA deflacionado ajustado - que desconta os efeitos de calendário - o mês de novembro apresentou retração uma de 4,4%.
Em termos nominais, sem considerar a inflação dos últimos doze meses, o ICVA registrou crescimento de 2,2% em relação a novembro de 2014. Em outubro, a alta havia sido de 3,9%, ao considerar a mesma base de comparação.
A Black Friday, que neste ano ocorreu no dia 27 de novembro, teve um crescimento nominal de vendas de 14,5% na comparação com a Black Friday de 2014. Durante a Black Week - última semana de novembro, incluindo a própria sexta-feira de descontos -, o crescimento nominal atingiu 11%. Os percentuais ficaram acima da média do ICVA nominal para novembro. As vendas na última semana, impulsionadas pelas promoções do período, puxaram para cima o resultado do mês.
Por segmento
O conjunto de setores que comercializam bens semiduráveis e duráveis segue com a maior retração do índice. A ligeira aceleração na margem observada neste bloco foi impulsionada, de acordo com a Cielo, pelas vendas no segmento de Móveis, Eletro e Lojas de Departamento, beneficiado pela Black Friday.
O grupo que comercializa bens não duráveis, cujo comportamento vinha se mostrando mais resiliente, apresentou desaceleração em novembro. O setor de Postos de Combustível registrou forte queda e supermercados e hipermercados teve desaceleração importante neste mês, apesar de a Black Friday ter impactado positivamente o setor no período.
O grupo de setores da cesta de serviços teve desempenho dispare: enquanto alimentação em bares e restaurantes retraiu dois dígitos, o de turismo e transportes foi um dos poucos que apresentou crescimento em novembro.
O ICVA é calculado com base nas vendas realizadas nos cerca de 1,7 milhão de pontos de vendas credenciados atualmente à Cielo.
Veículo: Jornal DCI