O volume de vendas de itens de linha branca no mercado brasileiro caiu 6% ano passado, segundo estimativa do Euromonitor. O estudo, que analisa o mercado global, aponta que o resultado brasileiro só não foi pior do que o visto na Ucrânia, Rússia e Venezuela.
O balanço global de vendas estimada pela consultoria verificou o movimento varejista em 46 países e, em análise mundial, o mercado de eletrodomésticos, incluindo itens da linha branca e eletroportáteis, deve fechar 2015 com uma alta de 2% em volume. Os itens da linha branca devem ter 1% de crescimento, puxado por países como China e Índia, e retomada da economia em alguns países da Europa. As vendas de eletroportáteis também cresceram 2,5% em todo o mundo. Em 2014, a categoria teve incremento de 4%. O resultado foi puxado pelo crescimento negativo na América Latina e na Europa Oriental.
No Brasil, que ocupa hoje a quinta posição entre os maiores mercados de eletrodomésticos no mundo, as vendas em volume apresentaram queda de 3%, incluindo o desempenho da linha branca e dos eletroportáteis.
Entre os eletroportáteis no Brasil, a retração ficará na casa dos 2% em vendas. A única categoria que deve registrar resultados positivos na soma de 2015 são os produtos para tratamento de ar (ventiladores, aparelhos de ar condicionado, umidificadores de ar e similares), que tiveram avanço na casa dos 10% no período.
Veículo: Jornal DCI