Por isso, é preciso pesquisar os preços antes de comprar para reduzir gastos.
Este período do ano é conhecido por muitas contas a pagar e uma delas é o material escolar dos filhos. É possível economizar na compra e não comprometer o orçamento financeiro. Mas é preciso ficar em alerta, pois o material escolar deve ficar, em média, 10% mais caro em 2016, segundo previsão da Associação Brasileira dos Fabricantes e Importadores de Artigos Escolares (Abfiae). O educador financeiro Reinaldo Domingos, autor do best-seller “Terapia Financeira”, entre outras obras, explica como comprara o material escolar para os filhos e ainda economizar..
O gasto com material escolar, afirma Ucelli, é considerado um dos maiores deste período e deve ficar ainda maior. Sem contar que, devido à falta de educação financeira, as despesas se acumulam e as famílias se perdem em meio a tantas contas para pagar, muitas vezes, ultrapassando o limite de seu orçamento financeiro.
A maior dúvida é como economizar sem ter que abrir mão de obter os itens que as crianças necessitam. Então, o primeiro passo é realizar um diagnóstico da vida financeira da família, para saber exatamente quais são os ganhos e gastos mensais e quanto poderá dispor para a aquisição do material escolar. É fundamental ir às compras com antecedência para não precisar ser obrigado a pagar mais caro de última hora.
Comprar materiais escolares requer cuidados, mas o investimento vale à pena, pois é o que dará a base necessária para os estudos. Preocupar-se em economizar sem deixar de proporcionar o que a família precisa faz parte do processo de educação financeira. Passe esses ensinamentos aos pequenos, pois, se aprenderem agora, se tornarão adultos mais conscientes e saudáveis financeiramente.
Veículo: Jornal O Liberal - PA