AgRural eleva produção de soja para 99,7 milhões de toneladas

Leia em 3min

                                                Consultoria também divulgou levantamento mostrando que colheita atingiu 16% da área.

As chuvas acima da média em janeiro levaram a consultoria AgRural a revisar para cima a sua estimativa de produção de soja na safra 2015/2016. A nova previsão é de colheita de 99,7 milhões de toneladas, ante as 98,7 milhões de toneladas estimadas há um mês. A área de 33 milhões de hectares (+2,9% anuais) foi mantida em relação a janeiro, mas a produtividade média subiu de 49,8 sacas para 50,3 sacas por hectare (+0,6% no ano).

A consultoria explica que em Mato Grosso os bons volumes de janeiro favoreceram o desenvolvimento das lavouras de ciclo médio e tardio, compensando parte das perdas da soja precoce, especialmente na região norte. A produtividade média do estado subiu das 49 sacas de janeiro para as atuais 50,3 sacas.

No Sudeste, os bons volumes de chuva durante toda a safra explicam o aumento de 1 saca na produtividade de Minas Gerais e de 1,5 saca em São Paulo. No Sul, as produtividades do Paraná e do Rio Grande do Sul foram mantidas, e só não são melhores devido ao veranico de janeiro, que atingiu algumas áreas em fase reprodutiva.

Colheita

A consultoria AgRural em seu relatório semanal comenta que os produtores aproveitaram a redução das chuvas para acelerar a colheita da soja em pleno Carnaval. O avanço foi de seis pontos percentuais na semana e atingiu 16% da área cultivada, ante os 14% no ano passado e da média dos últimos cinco anos.

O analista Fernando Muraro, sócio diretor da AgRural, comenta que o ritmo forte dos trabalhos no Paraná, Santa Catarina, São Paulo e Mato Grosso do Sul segue compensando a maior lentidão observada em outros estados. “No Centro-Sul, pancadas têm favorecido as lavouras em desenvolvimento sem prejudicar a colheita. Mas o tempo quente e seco voltou a preocupar no Matopiba”, diz ele.

Segundo a AgRural, no Paraná 30% da área está colhida, ante 23% há um ano. No oeste a colheita atingiu 74%, o avanço só não foi maior devido às chuvas, mas em alguns municípios a colheita já está na reta final. A média esperada na região é de 56 sacas por hectare. No norte, em Cornélio Procópio há relatos de até 57 sacas em talhões de soja precoce. No sul e nos Campos Gerais, que plantam mais tarde, o movimento das máquinas ainda é tímido, diz Muraro.

Em Mato Grosso, maior produtor de soja, a colheita ganhou ritmo com avanço
 semanal de 12 pontos e atingiu 24% da área, em linha com os 23% do ano passado, apesar do atraso no plantio. Em Campos de Júlio, no oeste, talhões de soja precoce chegam a render média de 58 sacas. Em Campo Verde, no sul, o tempo favoreceu a colheita, mas muitas áreas ainda não estão prontas, diz Muraro.

O levantamento da AgRural mostra que na Bahia, a colheita começou apenas em talhões irrigados e está feita em 1% da área de soja do estado. Algumas lavouras estão há 12 dias sem chuva e pode haver perdas se o não houver umidade nos próximos dias. No Maranhão, os primeiros talhões estão rendendo até 52 sacas na região sul. No entorno de Balsas, a falta de chuva preocupa quem tem soja em fase reprodutiva.

No sul do Tocantins, a estiagem chega a 15 dias em alguns pontos. Na região de Porto Nacional, as primeiras áreas começaram a ser colhidas. No Piauí, cerca de 40% da soja está em fase reprodutiva e maiores volumes de chuva seriam bem-vindos.

 



Veículo: Site Suinocultura Industrial


Veja também

Ovo de Páscoa emagrece

                    ...

Veja mais
Indústria diz que retormar a confiança é prioridade

                    ...

Veja mais
Chuva anima os agricultores de várias regiões do Nordeste

                      &nb...

Veja mais
Comércio fecha 95,4 mil lojas em 2015

                    ...

Veja mais
Novo ICMS sobrecarrega e-commerce e pressiona empresas

             Com o excesso de burocracia e o aumento de cust...

Veja mais
Varejistas de médio porte puxaram o fechamento de lojas ao longo de 2015

Com menos poder de barganha para segurar a operação na crise do que grandes redes, e com mais empregados q...

Veja mais
Supermercados registram pior índice de venda da história

Os supermercados do Estado de São Paulo tiveram em 2015 seu pior desempenho de vendas desde 2007, segundo a Assoc...

Veja mais
Comércio paulista terá um 2016 fraco

Após quedas significativas em 2015, a perspectiva é que o varejo paulista consolide neste ano a maior cris...

Veja mais
Com juro recorde, dívida dos brasileiros no rotativo do cartão de crédito dispara

A dívida dos brasileiros no rotativo do cartão de crédito engordou em 2015. O saldo dessa modalidad...

Veja mais