Com menor fluxo de pessoas dentro das operações, a participação de consumidores em sorteios de prêmios e programas como 'comprou ganhou' caiu 25% no ano passado, ante a 2013.
Ao perceber os consumidores mais arredios, em função da crise econômica, os shoppings começaram a buscar alternativas para voltar a atrair o público. As estratégias vão desde as tradicionais promoções e prêmios até a organização de torneios de pôquer.
De acordo com uma pesquisa do Ibope Inteligência, o percentual de consumidores que participaram de alguma promoção de Natal realizada pelos shoppings brasileiros caiu 25% em 2015 na comparação com 2013.
Para a diretora executiva da entidade, Márcia Scola, o motivo pode ser mais um reflexo das dificuldades atuais vividas pelo setor de varejo, mas não apenas isso.
"Esse é mais um dos exemplos das dificuldades pelas quais passa o varejo. Nos shoppings, o fluxo de consumidores em dezembro sofreu redução de 4% em comparação com ano anterior. Com menos pessoas nos corredores, caíram também as vendas e o tíquete médio, afetando a participação dos clientes nas promoções", afirma ela.
O estudo revelou ainda que a queda de participantes é maior entre as mulheres, pessoas de 24 a 34 anos e entre consumidores da classe C.
Em 2013, o levantamento havia apontado que 20% das pessoas que frequentavam os malls participavam de algum tipo de programa de recompensas nos espaços. Já em 2015 o número caiu para 15%.
As promoções do tipo sorteio foram as que mais registraram queda, passando de 80% de participação, em 2013, para 66% no ano passado.
"O consumidor está muito cauteloso e com a confiança muito baixa. É normal que ele deixe de ir ao shopping, o que reflete a queda no fluxo desses espaços e na participação de promoções", observa o assessor da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de São Paulo (FecomercioSP), Guilherme Dietze.
Para ele, é a hora dos espaços inovarem ao buscar esse consumidor, seja com programas de recompensa diferentes dos atuais ou fortalecer a aproximação com o cliente.
Novas promoções
Presente em mais de 120 centros de compra pelo Brasil, a Alugainfo, empresa que organiza eventos e promoções nos malls, já sabe o que fazer para recuperar a motivação dos consumidores em participar dos programas. A ideia mais recente, e que está em fase de testes, é o torneio de pôquer, que, ao contrário dos eventos comuns nos shoppings, é voltado para adultos. Além disso, a companhia elabora novos conceitos de promoções, que devem estrear no próximo Dia das Mães. "Eu e alguns amigos tivemos a ideia de levar o pôquer para o shopping durante uma conversa informal. Fizemos alguns testes e decidimos inaugurar um projeto-piloto no Shopping Tucuruvi. Deu muito certo", comemora o proprietário da Alugainfo e sócio do VegasMall, que organiza o torneio, Leandro Ferreira.
Em um levantamento realizado com os jogadores, a VegasMall constatou que 80% deles nunca haviam ido ao local, o que impacta positivamente nos negócios do shopping.
"Estamos recebendo, em média, entre 40 e 50 jogadores por dia. Eles levam suas esposas e família, que consomem e circulam pelo espaço enquanto eles se divertem", relatou o executivo ao DCI .
No geral, o torneio recebe participantes com idade entre 25 e 35 anos, que preferem o ambiente do shopping às casas de pôquer para jogar.
A previsão é de que o evento chegue a outros dez centros brasileiros até o fim de 2016. A próxima sacada do empresário é modificar as promoções realizadas nos shoppings. Para o Dia das Mães, Ferreira revela que cinco estabelecimentos brasileiros vão realizar promoções com mais de um premiado, em recompensas que podem chegar a R$ 400.
"Nós vamos mudar aquela promoção que sorteia apenas um carro. Agora vamos premiar vários consumidores. Isso deve fazer com que o número de participantes aumente", diz.
Com a mudança, o empresário estima que participação de consumidores suba dos atuais 5% para 15%, afirmou.
Veículo: Jornal DCI