As vendas de cartões de crédito e de débito no varejo recuaram 4% mês passado, na comparação com o mesmo período do ano anterior, segundo levantamento da Cappta.
A empresa que oferece tecnologia de captura de pagamentos fez o estudo com base em dados de 7,5 mil estabelecimentos no País.
"Com a estagnação econômica, 2016 deve manter a tendência do ano anterior, que ficou marcado pela crise e a alta do dólar, e que impactaram em uma queda geral de vendas no varejo", analisa Rodrigo Rasera, sócio fundador da Cappta, por meio de nota.
Os segmentos que mais sofreram em relação ao ano anterior foram Móveis e decoração, com retração de 22%, e Óticas e joalherias, com queda de 12%, no período.
Final de ano
Ainda conforme divulgação da empresa, sem conseguir manter a movimentação das festas de Natal e ano novo, o varejo sofreu baixa de 24% nas vendas por cartões em relação ao mês de dezembro. Os setores que obtiveram maiores quedas foram os de principais opções de presentes para final de ano, como Vestuário (-55%) e Perfumaria (-45%).
Veículo: Jornal DCI