Confiança do comércio sobe em fevereiro

Leia em 1min

O Índice de Confiança do Comércio (Icom) subiu 0,7 ponto em fevereiro ante janeiro, na série com ajuste sazonal, divulgou na sexta-feira a Fundação Getulio Vargas (FGV). Com o resultado, o Icom atingiu 69,1 pontos, o maior nível desde agosto de 2015 (69,3 pontos). Ainda assim, o patamar é historicamente baixo.

“A tendência para os próximos meses é incerta, uma vez que o setor vem enfrentando uma demanda enfraquecida pela piora do mercado de trabalho e da situação financeira das famílias, baixos níveis de confiança do consumidor e instabilidade no ambiente político”, avalia o superintendente-adjunto de Ciclos Econômicos da FGV, Aloisio Campelo. “Como reflexo do cenário negativo para o ano, as perspectivas para o emprego no setor continuaram piorando na sondagem de fevereiro”, complementou. Em fevereiro, a alta da confiança foi pontual e atingiu apenas quatro dos 13 segmentos. A melhora também foi concentrada no Índice de Expectativas (IE-COM), que subiu 2,1 pontos, para 75,3 pontos. O avanço foi puxado pelo otimismo com as vendas previstas para os próximos três meses, que cresceu 4,0 pontos.

 



Veículo: Jornal Diário do Comércio - MG


Veja também

Novos produtos são estratégia para concorrência mais acirrada em 2016

A disputa entre fabricantes de alimentos continua acirrada, ao mesmo tempo que a renda do brasileiro encolhe. Preocupada...

Veja mais
Com empresário mais conservador, estoque e confiança ficarão estáveis

Os principais setores econômicos afirmam que ainda não há nenhuma sinalização de retom...

Veja mais
Mercados parcelam ovos de Páscoa em até 10 vezes

A menos de um mês da Páscoa, comemorada em 27 de março, os supermercados já estão inve...

Veja mais
Novo sistema reduzirá fraudes

Reduzir fraudes nas companhias está entre os principais desafios enfrentados pelas empresas no mundo todo. No Bra...

Veja mais
Supermercados médios aumentam receita com espaço para lojas satélite

Em tempos de instabilidade econômica vale tudo para ampliar a receita e diminuir os custos da operaçã...

Veja mais
Lacta leva a magia da Páscoa para lojas de São Paulo e região

Com novo mascote, um coelho felpudinho que simboliza a retomada dos valores da data, a marca promove nova experiên...

Veja mais
Confiança da indústria cai 1,5 ponto em fevereiro ante janeiro, revela FGV

O Índice de Confiança da Indústria (ICI) recuou 1,5 ponto em fevereiro ante janeiro, passando de 76...

Veja mais
Carrefour compra do grupo Eroski 36 hipermercados na Espanha

                     O acordo permitirá ao Carrefour ...

Veja mais
Após fechar quase 100 mil lojas no ano passado, varejo vê cenário adverso para 2016

O apelo à criatividade, às promoções e ao corte de custos tem sido o mantra dos comerciantes...

Veja mais