A 2ª Edição do Festival Gastronômico do Paraná, realizado pelo Instituto Joanir Zonta no dia 25 de fevereiro, no Clube Três Marias, em Curitiba, formou 115 alunos no curso de gastronomia, nas especialidades de panificação, confeitaria e cozinha, via projeto que ofereceu cursos gratuitos para a população em uma parceria com a Prefeitura de Curitiba.
Além da cerimônia de formatura, o evento contou com o espetáculo "Viver é Preciso", que retratou por meio do teatro, da dança e da gastronomia a história da chegada dos primeiros imigrantes portugueses no Paraná. Durante a apresentação, as 500 pessoas da plateia puderam saborear pratos típicos de Portugal e, ao final do espetáculo, ganharam um exemplar do livro "Receitas para o Sucesso", com receitas da culinária portuguesa elaboradas pela equipe de nutricionistas que participou do projeto.
Ricardo Zonta, presidente do Instituto, destacou a importância de investir em projetos como este para a população. "Mais do que oferecer uma oportunidade de profissionalização, estes cursos ajudaram muitas pessoas a terem empregabilidade, além de contribuir na realização de muitos sonhos. Conhecer a história destes alunos é gratificante e nos dá ainda mais vontade de permanecer desenvolvendo esse trabalho".
O prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet, que esteve presente no evento, também falou que o curso é uma forma de ajudar as pessoas em tempos de crise. "Vivemos um momento desafiador e este projeto dá oportunidade para diferentes regiões da cidade e diferentes perfis de pessoas. Muitos sairão daqui com um emprego formal ou serão empreendedores".
Nilvia Fedychen foi uma das alunas que terminou o curso e já se tornou uma empreendedora. "Este curso foi um divisor de águas na minha vida e, hoje, posso contribuir para a renda familiar. Já tenho os meus clientes e quero expandir ainda mais o meu negócio".
Além dos alunos empreendedores, como a Nilvia, 14 formandos já conseguiram um emprego no mantenedor do Instituto, o Condor Super Center. O Festival foi viabilizado via Lei Rouanet e auditado pelo Ministério da Cultura.
Assessoria de Comunicação do Instituto Joanir Zonta