Mais 800 mil consumidores entraram para cadastros de serviços de proteção ao crédito como inaptos para adquirir financiamentos em março. Ao todo são 58,7 milhões de pessoas em dificuldades financeiras, 28,8% da população.
Os dados foram divulgados ontem pelo SPC Brasil e pela Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL). Para corroborar a grandeza deste número, o total de 58,7 milhões, representa cerca de 39% da população com idade entre 18 e 95 anos.
Quando o valor total é desagregado por regiões, verifica-se que é no território nordestino que se encontra o maior número de pessoas negativadas, perfazendo um contingente de 15,7 milhões. Em percentual da população adulta, o número representa o equivalente a 40,02% do total, contra 36,21% da região Sul.
Por outro lado, é a Região Centro-Oeste que tem o menor número absoluto de inadimplentes, com 4,8 milhões. O número, portanto, representa um percentual relativamente alto do total da população adulta, de 42,85%, e somente é superado pela região Norte, onde 46,35% dos moradores estão negativados e também registrados em cadastros de devedores.
Veículo: Jornal DCI