O Fundecitrus anuncia as ações que serão tomadas durante todo o ano de 2009 para alertar os citricultores sobre greening e cancro cítrico - as duas doenças que trazem maior prejuízo ao setor. O foco está nas atividades de educação fitossanitária e nas ações trimestrais alertando os citricultores sobre as principais medidas a serem tomadas durante o ano. A entidade ampliou sua equipe de conscientização para percorrer todo o parque citrícola, visitando propriedades e promovendo eventos de conscientização como palestras e treinamentos de inspetores para a identificação das doenças. Ao todo, são 20 profissionais preparados para essas ações.
Já foram programados também 12 dias de campo, seis deles em municípios onde o greening já é bem conhecido dos citricultores e outros seis em cidades com baixa incidência da doença. Durante esses eventos, que ocorrem sempre em uma propriedade citrícola, às sextas-feiras, no período da manhã, são realizadas palestras e treinamento prático. Os citricultores, que recebem manuais de orientação, vão até o pomar para saber a forma correta de inspecionar, quais são os sintomas e como identificá-los, tecnologia de aplicação de produtos contra o inseto vetor, além de uso correto de descarte de embalagens e equipamento de proteção.
Ao mesmo tempo, o Fundecitrus também utilizará folhetos, cartazes e spots em rádio locais, para a prevenção das doenças cítricas.
Veículo: DCI