O Wal-Mart Stores está concedendo aproximadamente US$ 2 bilhões a seus funcionários horistas norte-americanos por meio de incentivos financeiros. Entre eles, a distribuição de US$ 933,6 milhões em bônus ocorrida ontem, depois de a maior rede de varejo do mundo ter elevado sua participação de naquele mercado, em meio à recessão.
O presidente executivo da companhia, Mike Duke, disse em memorando divulgado aos colaboradores da rede que o Wal-Mart está recompensando os trabalhadores horistas dos Estados Unidos com quase US$ 2 bilhões, sendo US$ 788,8 milhões em participação nos lucros. São milhões de dólares em descontos em mercadorias e contribuições para ao plano de compra de ações da empresa por funcionários. "Enquanto os desafios econômicos forçaram outros a retroceder, nós seguimos adiante. Agora precisamos acelerar e ampliar todos os nossos esforços", afirmou Duke.
À medida que o orçamento das famílias norte-americanas vai ficando mais limitado, elas estão se dirigindo de maneira crescente às lojas do Wal-Mart em busca de descontos em todas as categorias de produtos, sobretudo em alimentos e itens de alto valor como televisores. Para estimular este movimento, a supermercadista também estendendo agressivamente cortes de preços. Enquanto isso, as vendas da rede crescem, os concorrentes amargam quedas.
Para o ano fiscal terminado em 31 de janeiro de 2009, as vendas totais do Wal-Mart cresceram 7,2 por cento, para US$ 401,24 bilhões. Há um ano, a empresa concedeu quase US$ 1,2 bilhão em incentivos financeiros a seus funcionários nos Estados Unidos, incluindo mais de US$ 636,4 milhões em bônus, que são baseados em performance das lojas.
Procurado, o Wal-Mart Brasil disse que as bonificações aos funcionários já foram pagas, mas não revelou o valor. Segundo a terceira maior rede de supermercados em operação no País, não houve alteração no valor dessa remuneração em relação ao ano passado.
Marca própria
Ainda nesta semana, o grupo anunciou o relançamento de sua marca própria Great Value nos Estados Unidos. Os novos itens, que incluem cereais matinais, biscoitos, iogurtes, detergentes, toalhas de papel, pizzas, sorvete diet, entre outros, chegarão às lojas neste mês. A linha abrange mais de 100 categorias de produtos desenvolvidos para brigar com as marcas líderes do mercado, porém, vendidas por um preço mais acessível. Para a revitalização da marca, foram feitos testes com clientes para que eles comparassem a Great Value com outras marcas.
Veículo: DCI