Uma exposição 31% maior para o Corinthians nos primeiros 50 dias de contrato com o jogador Ronaldo, o equivalente a um incremento de R$ 47,7 milhões no espaço recebido na mídia, em relação ao mesmo período do ano anterior, foi o suficiente para atrair a marca Batavo, da Perdigão, de volta à camisa do clube na temporada 2009. Calculado pela consultoria Informídia Pesquisas Esportivas para o Corinthians, o número corresponde à conquista de mídia espontânea, tomando como base valores publicitários.
A Batavo já havia estampado a camisa do "timão" em uma das suas fases áureas, entre 1999 e 2000, quando foi campeão do Primeiro Mundial de clubes da Federação Internacional de Futebol (Fifa), Bicampeão Brasileiro e Campeão Paulista. A marca, que pertence à Perdigão, agendou para hoje o anúncio oficial do apoio, que deve ficar em torno de R$ 18 milhões - abaixo dos R$ 20 milhões que estavam sendo pleiteados pelo clube paulista.
"Se confirmado nesse valor, trata-se do maior patrocínio do futebol brasileiro nessa temporada, uma vez que envolve um contrato para dez meses", lembra o sócio-diretor da Informídia, Toni Lauletta. O Corinthians ainda negocia espaço para o calção e a manga, patrocínio esse que terá 80% do seu valor pago ao "Fenômeno". Essa semana, o time se reuniu com a diretoria do Carrefour, a maior rede de varejo do país. Mas, segundo uma fonte da empresa francesa, o Carrefour está reticente em fechar um apoio dessa natureza e tornar descontentes consumidores que torcem para outros times.
A Nike espera que o Corinthians negocie cotas para manga e calção a fim de colocar o uniforme oficial no varejo. Até hoje, a marca de artigos esportivos vem oferecendo a camisa "limpa", sem logos, às lojas. O mesmo estava sendo oferecido ao Corinthians, para que o clube estampasse o nome de apoiadores pontuais. Mas no jogo desse domingo, contra o Santos, o time inteiro estará com a logomarca da Batavo no peito, segundo a Nike.
Veículo: Valor Econômico