A bolha de consumo estourou. Até os supermercados estão sendo atingidos pelos novos tempos. O setor supermercadista é um dos últimos a sentir o impacto da crise, o faturamento real caiu 3,6% em 2015. Esse é um dos raros setores da economia que sempre procura reagir rapidamente às mudanças de cenário.
Um dos novos cenários em crescimento são os pequenos supermercados de vizinhança, aqueles com um leque menor de produtos e área média de 250 metros quadrados. Além do tamanho estão mudando o layout das lojas. São estabelecimentos pensados para as compras do dia a dia, aquelas que são indispensáveis.
O "novo" supermercadista surge pela mudança de perfil de seus consumidores. Eles passaram a escolher produtos que oferecem opções de reembolso, tais como embalagens retornáveis, acúmulo de pontos e descontos para fidelizados. Também aumentou a busca por itens que tragam custo-benefício maior - sejam duradouros e aproveitáveis. Mas a maior de todas as mudanças no perfil dos consumidores se deu no planejamento das compras. Mais consciente, estão comprando somente no início do mês. As compras impulsivas estão caindo.
Veículo: Site Campo Grande News