Os domicílios brasileiros com um ou dois adultos com donas de casa com mais de 50 anos (17%) fazem 83 visitas aos pontos de venda por ano e gastam R$ 31,54 por ida. É o que aponta um levantamento da Kantar Worldpanel.
Segundo o estudo, os lares com as mesmas características, mas com donas de casa de até 50 anos (13%), vão 72 vezes às compras e gastam R$ 37,57 por ida.
De acordo com a empresa de pesquisa, entre os destaques em frequência de compra nos lares das donas de casa mais maduras estão torrada industrializada, água de coco, cream cheese, adoçante e pintura para cabelo. "Já nas das donas de casa mais jovens aparecem sobremesas prontas, lanche pronto, polpa/purê, produtos para barba e cream cheese", informou a Kantar Worldpanel, em nota.
A força da 3ª idade
Em meio à explosão de consumo da geração Y, os nascidos na década 1980, muitos lojistas diminuíram atenção aos consumidores da terceira idade. Atualmente, os idosos brasileiros formam um grupo de 15 milhões de consumidores (14% da população adulta), que deve chegar a 30 milhões até 2020. O poder de compra de pessoas com mais de 60 anos alcança R$ 2,4 bilhões ao ano, aumento o potencial de compra dessa geração.
Segundo a pesquisa uma pesquisa da GfK, 70% do orçamento dessas pessoas é gasto com saúde, conforto e alimentação, mas é preciso entender as necessidades do cliente, como atendimento mais pessoal e menos robotizado, letreiros maiores para exposição e facilidade para pagamento.
Veículo: DCI