John Lydon, líder do Sex Pistols, foi a estrela dos anúncios da britânica Dairy Crest
A fabricante de laticínios Dairy Crest disse na sexta-feira que o uso de John Lydon, o líder do grupo punk Sex Pistols, em anúncios da manteiga Country Life ajudou a aumentar as vendas do produto em mais de 25%. A campanha publicitária na TV, que começou a ser veiculada em outubro e apresenta o ex-anarquista conhecido como Johnny Rotten, vem tendo "um impacto bastante positivo sobre as vendas", disse Mark Allen, o presidente-executivo da companhia.
As vendas da Country Life e da Clover cresceram entre 25% e 30% no ano até o fim de março, superando o desempenho médio dos mercados de manteigas e margarinas. A fabricante do queijo Cathedral City e da margarina Clover também anunciou a venda de uma participação de 49% na Yoplait Daity Crest (YDC), a fabricante de iogurtes e sobremesas resfriadas, para sua parceira na joint venture, por 63,5 milhões de libras (US$ 90,8 milhões, pelo câmbio de sexta-feira).
A venda de pouco menos da metade da YDC, que foi concluída na quinta-feira, vai resultar em um lucro excepcional de 50 milhões de libras (US$ 71,5 milhões). A Dairy Crest disse que os recursos vão ajudar a reduzir o endividamento do grupo, que se acreditava estar na casa dos 435 milhões de libras no fim do ano (US$ 622 milhões). As ações da companhia, que perderam metade de seu valor no último ano, subiram 15% na sexta-feira na Bolsa de Londres, para 258,5 pence.
A YDC foi fundada em 1991, quando a Dairy Crest formou uma joint venture com a Yoplait, a controladora francesa da marca internacional Yoplait, e distribui os produtos da Yoplait na Inglaterra, Escócia e País de Gales.
"A decisão da Dairy Crest de vender sua participação na YDC... é consistente com a estratégia do grupo de se concentrar e investir nas marcas principais sobre as quais ela tem controle absoluto", disse a companhia.
Sua parcela nos lucros da associação foi de 7,4 milhões de libras no exercício encerrado em 31 de março de 2008. Segundo Allen, um desempenho parecido está previsto para o atual exercício, mas o desempenho da YDC vem sendo afetado pelo "impacto negativo do câmbio libra-euro, assim como pelo ambiente de mercado difícil".
A receita da empresa com o segmento de alimentos no Reino Unido continua forte e deverá ser 10% maior numa base comparável neste ano fiscal. Já receita da divisão de laticínios vai crescer 4% no ano, contra um cenário difícil para o setor no Reino Unido e um mercado mundial desafiador para commodities de laticínios.
O serviço de entrega a domicílio da Dairy Crest teve um desempenho dentro das expectativas. A empresa pretende lançar o serviço nacional Milk & More no terceiro trimestre, que permitirá aos clientes encomendarem de leite a hortaliças via internet.
Veículo: Valor Econômico