Ícone punk ajuda a vender manteiga

Leia em 2min 40s

John Lydon, líder do Sex Pistols, foi a estrela dos anúncios da britânica Dairy Crest

 


A fabricante de laticínios Dairy Crest disse na sexta-feira que o uso de John Lydon, o líder do grupo punk Sex Pistols, em anúncios da manteiga Country Life ajudou a aumentar as vendas do produto em mais de 25%. A campanha publicitária na TV, que começou a ser veiculada em outubro e apresenta o ex-anarquista conhecido como Johnny Rotten, vem tendo "um impacto bastante positivo sobre as vendas", disse Mark Allen, o presidente-executivo da companhia.

 

As vendas da Country Life e da Clover cresceram entre 25% e 30% no ano até o fim de março, superando o desempenho médio dos mercados de manteigas e margarinas. A fabricante do queijo Cathedral City e da margarina Clover também anunciou a venda de uma participação de 49% na Yoplait Daity Crest (YDC), a fabricante de iogurtes e sobremesas resfriadas, para sua parceira na joint venture, por 63,5 milhões de libras (US$ 90,8 milhões, pelo câmbio de sexta-feira).

 

A venda de pouco menos da metade da YDC, que foi concluída na quinta-feira, vai resultar em um lucro excepcional de 50 milhões de libras (US$ 71,5 milhões). A Dairy Crest disse que os recursos vão ajudar a reduzir o endividamento do grupo, que se acreditava estar na casa dos 435 milhões de libras no fim do ano (US$ 622 milhões). As ações da companhia, que perderam metade de seu valor no último ano, subiram 15% na sexta-feira na Bolsa de Londres, para 258,5 pence.

 

A YDC foi fundada em 1991, quando a Dairy Crest formou uma joint venture com a Yoplait, a controladora francesa da marca internacional Yoplait, e distribui os produtos da Yoplait na Inglaterra, Escócia e País de Gales.

 

"A decisão da Dairy Crest de vender sua participação na YDC... é consistente com a estratégia do grupo de se concentrar e investir nas marcas principais sobre as quais ela tem controle absoluto", disse a companhia.

 

Sua parcela nos lucros da associação foi de 7,4 milhões de libras no exercício encerrado em 31 de março de 2008. Segundo Allen, um desempenho parecido está previsto para o atual exercício, mas o desempenho da YDC vem sendo afetado pelo "impacto negativo do câmbio libra-euro, assim como pelo ambiente de mercado difícil".

 

A receita da empresa com o segmento de alimentos no Reino Unido continua forte e deverá ser 10% maior numa base comparável neste ano fiscal. Já receita da divisão de laticínios vai crescer 4% no ano, contra um cenário difícil para o setor no Reino Unido e um mercado mundial desafiador para commodities de laticínios.

 

O serviço de entrega a domicílio da Dairy Crest teve um desempenho dentro das expectativas. A empresa pretende lançar o serviço nacional Milk & More no terceiro trimestre, que permitirá aos clientes encomendarem de leite a hortaliças via internet.
 

 

Veículo: Valor Econômico


Veja também

Atolada em dívidas, Nilza pede recuperação judicial

A Indústria de Alimentos Nilza, que já deteve 15% do mercado de leite longa vida do Estado de São P...

Veja mais
Varejo volta a fazer pedidos firmes à indústria

O varejo de bens duráveis voltou a fazer encomendas mais expressivas à indústria em março e ...

Veja mais
Apesar da crise, Cadbury planeja elevar margens

Cadbury: além de produtos sem açúcar, itens "funcionais" são tendência   Qual ...

Veja mais
Rede de varejo Ponto Frio está à venda

A rede de varejo eletroeletrônico Ponto Frio está sendo colocada à venda pelos acionistas controlado...

Veja mais
Entrelinha orgânica

  Veículo: Valor Econômico...

Veja mais
Exportações de mel

A apicultura brasileira vem mantendo ritmo de crescimento nos valores exportados neste ano. Os números mostram qu...

Veja mais
Crise afeta pouco o consumo de café

A redução no crescimento do consumo mundial de café neste exercício deverá ser pequen...

Veja mais
VCP inaugura fábrica em meio a perdas do setor de celulose

A Votorantim Celulose e Papel (VCP) terá um dia agitado hoje. A companhia inaugura a fábrica de Três...

Veja mais
Preços médios sobem 4,9% na Ceasa Minas

Nos primeiros 23 dias deste mês, dos 45 principais produtos comercializados na Centrais de Abastecimento de Minas ...

Veja mais