A confiança do brasileiro caiu nove pontos entre janeiro e maio deste ano segundo o Índice Nacional de Confiança (INC) da Associação Comercial de São Paulo (ACSP). Os resultados durante o período foram: 77 pontos em janeiro; 74 em fevereiro; 71 em março; 66 em abril e 68 no mês de maio.
O INC detectou ainda que, em janeiro, 38% dos brasileiros acreditavam em uma melhora de sua própria situação financeira. Já nos meses seguintes, as parcelas foram caindo proporcionalmente para 35% em fevereiro, 34% em março, 32% em abril e 32% em maio. O número de inseguros no emprego, que somava 51% na amostra em janeiro, chegou a 60% neste mês.
"Alguns indicadores econômicos melhoraram de janeiro até agora, como inflação, contas externas e juros, mas isso não se refletiu no ânimo do consumidor. A principal causa da queda do INC mês a mês foi o desemprego, que bateu recordes nos últimos meses", comenta Alencar Burti, presidente da ACSP e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp).
Fonte: DCI São Paulo