São Paulo - O Índice de Confiança do Consumidor (ICC), medido pela FecomercioSP, alcançou 101,3 pontos em 10 de maio, e após uma segunda coleta, devido a delação envolvendo líderes políticos, marcou 99 pontos; uma queda de 2,3% em um intervalo de 15 dias.
A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) afirma que, segundo a tabela, entre as duas coletas feitas em maio há uma queda evidente do ICC motivada pela piora da percepção dos consumidores em relação ao momento atual.
O Índice das Condições Econômicas Atuais (ICEA) caiu 12,1%, passando dos 75,6 pontos em 10 de maio para 66,5 pontos em 25 de maio. Já o Índice de Expectativas do Consumidor (IEC), outro componente do ICC, registrou alta de 1,8%, alcançando 120,6 pontos em 25 de maio, ante os 118,5 pontos obtidos na medição feita no dia 10.
Segundo a assessoria econômica da FecomercioSP, o receio dos efeitos da crise política afetou, de forma imediata, os consumidores e alterou a visão de curto prazo, dado que o impacto midiático foi bastante intensificado. O cenário futuro, contudo, ainda é incerto e não sofreu alteração negativa. Após o evento político, se nada mais grave acontecer, a entidade acredita que ao longo dos próximos dias ocorra uma inversão dessa posição, com as perspectivas presentes alcançando níveis mais positivos.
Neste mês de maio, a FecomercioSP calculou o índice com base em dois períodos distintos. A primeira abordagem ouviu 1,1 mil pessoas na capital paulista, em 10 de maio. Já a segunda amostra foi realizada após a crise política instaurada no dia 17, em 25 de maio, ouvindo outros 1,1 mil consumidores. A divulgação completa com os dados do período ocorrerá com o nome do mês de referência da divulgação no começo de junho.
Para a entidade, também são naturais movimentos mais exagerados no curto prazo e ajustes de percepção gradativos. A FecomercioSP aponta que o momento é de espera e muita atenção, até porque é impossível prever o que ocorrerá nas próximas semanas.
Fonte: DCI São Paulo