São Paulo - Apesar do grande apelo das vendas on-line na decisão de compra dos brasileiro, mais de um quarto deles (26%) reportaram algum problema ao realizar uma aquisição.
O dado faz parte da pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e aponta que os mais comuns foram a entrega fora do prazo (11%), não receber o produto (6%) e receber algo diferente do que havia comprado (6%). 4% receberam o produto danificado.
Entre os que tiveram problemas, 37% não conseguiram resolver e arcaram sozinhos com o prejuízo. Outros 60% garantiram ter conseguido solucionar o problema, geralmente com a devolução do dinheiro investido (26%) ou com a troca do produto (11%).
Segurança
Outro problema que aflige os internautas é a questão da segurança. Nesse caso, os consumidores on-line dão nota 7,9 para o grau de segurança nas compras. Embora a nota seja elevada, apenas 20% dos entrevistados garantem sentir-se totalmente seguros para fazer compras na internet.
" O mercado de e-commerce já amadureceu o suficiente no Brasil para oferecer compras seguras, desde que o consumidor aja de maneira consciente. Em geral ofertas muito generosas devem ser encaradas com extremo cuidado, pois podem ser sinal de fraude", alerta o educador financeiro do portal 'Meu Bolso Feliz', José Vignoli, por meio de nota.
Fonte: DCI São Paulo