São Paulo - A busca por descontos na hora de efetuar compras, que ganhou ainda mais importância durante a crise, alterou os hábitos dos brasileiros. Segundo a Kantar Worldpanel , 40% dos produtos vendidos no varejo envolvem algum tipo de ação promocional, fator que ajuda o lojista a esvaziar os estoques, mas pode ser o grande vilão ao pressionar muito as margens.
Segundo o estudo, que reflete os hábitos no primeiro trimestre deste ano, 80% dos clientes obtiveram algum item em promoção, fator que chega a ser o dobro do praticado pelos brasileiros em anos anteriores. Na divisão por tipo, o desconto no preço final é o mais interessante para 58% dos entrevistados (veja mais no gráfico).
Foi também o efeito da recessão que aumentou a importância no preço na decisão de compra. Exemplo disso, só 11% da cesta de compras do brasileiro é de itens a ser adquiridos independente da promoção, enquanto a média global faz esse dado girar em torno de 20%. " 55% dos entrevistados declaram que escolhem as lojas em função de ter uma oferta alguma promoção", diz a diretora de serviços e varejo da Kantar, Manuela Bastian.
Quando analisado o percentual de desconto por categoria, o estudo revela que itens de higiene & beleza, além de produtos de limpeza, estão operando com descontos acima do ideal para preservar as margens, o que abre espaço para que as marcas comecem um processo de diminuição no tamanho da promoção, reduzindo o impacto no faturamento sem perder volume de vendas.
"Com base nas categorias analisadas, vemos que a cesta de limpeza e higiene está mais focada nessa redução temporária no preço, enquanto alimentos e bebidas aproveitam para vender maiores quantidades em promoções", cita Manuela.
Para a especialista da Kantar Worldpanel, os hábitos de compra que o brasileiro obteve durante a recessão deve seguir após a retomada econômica, o que torna mais necessário que as redes e marcas fiquem atentas com o excesso de promoções 'canibalizadoras'.
O estudo revela ainda que, independentemente da classe social ou canal de compra, as ações promocionais são importantes para a compra por impulso. "A compra que a gente chama de reposição é a que o cliente está mais suscetível a levar um item que não estava incluso na lista", comenta.
Quem é meu cliente?
Para mapear o potencial de cada perfil de cliente, o estudo revelou ainda que alguns públicos estão em alta, como os chamados 'independentes jovens', com uma previsão de alta no volume de consumo de 5,8%; 'casais com filhos pequenos' (2,9%); e 'independentes maduros' (2,3%). Segundo a consultoria, o mercado de consumidores acima dos 50 anos deve ser 'desbravado'. Representando 18% da população brasileira atualmente, esse grupo deve triplicar de tamanho no Brasil até 2050. "Eles já estão em uma melhor fase da vida, e estão mais conectados. É um grupo que teremos que começar a explorar e entender, porque ele vai ganhar uma maior relevância nos domicílios brasileiros", analisa o diretor de insight e serviços para clientes da Kantar Worldpanel, David Fiss.
Fonte: DCI São Paulo