A rede francesa Carrefour, segunda maior varejista do mundo, atrás apenas do norte-americano Wal-Mart , divulgou ontem balanço trimestral que reporta uma queda nas vendas de 2,8% em relação ao mesmo período de 2008, a primeira nos últimos seis anos. O conglomerado, formado por 15 mil lojas distribuídas por 33 países, faturou no período 22,7 bilhões de euros. O resultado foi puxado pelo desempenho ruim na Europa, que concentra 42% do faturamento total do Carrefour.
A operação brasileira da varejista teve papel importante nas operações da América Latina. No conceito mesma base de lojas, as vendas por aqui cresceram 2,3% em relação às do primeiro trimestre de 2008. O número ficou abaixo quando comparado ao da Argentina, que avançou 18,2%, entretanto, este país passa por período de forte inflação, elevando os preços, e consequentemente, o faturamento.
Na Colômbia, terceiro país em que a rede atua na região, houve declínio de 1,2% nas vendas das mesmas lojas (same-store sales). Na América Latina, as vendas somaram 2,92 bilhões de euros no trimestre, uma alta de 3,2% ante o mesmo intervalo de 2008.
Enquanto isso, no continente europeu, o faturamento do Carrefour amargou queda de 5,9% comparado a igual período do ano anterior. Somente a França foi responsável por recuo de 5,1% no início deste ano. Outra região que teve um desempenho melhor foi a Ásia, onde o avanço contabilizou 14,7%, totalizando 2,13 bilhões de euros.
Veículo: DCI