No encontro com executivos da Pepsico em São Paulo ontem, a presidente mundial da empresa, Indra K. Nooyi, revelou que a próxima meta para a companhia mundialmente é entrar no segmento de iogurtes. "Queremos dominar o café da manhã das pessoas", disse ela. Os planos estão previstos para os próximos cinco anos e incluem a aquisição de empresas que já produzem as sobremesas lácteas.
O Brasil, disse ela, tem papel importante nessa estratégia uma vez que a sua divisão de alimentos é a operação mais importante do grupo no país. A empresa não divulga as vendas no Brasil, mas o Valor já havia publicado no final de 2007 que eram de R$ 2 bilhões ao ano.
Em 2005, o mercado mundial de alimentos agitou-se com a possibilidade da Pepsico comprar a francesa Danone. A reação na França foi dura e a Pepsico desistiu oficialmente da empreitada em julho daquele ano. No Brasil, a empresa tem onze fábricas de alimentos e uma de bebidas, em Manaus (AM). Em outubro do ano passado, a companhia comprou a empresa brasileira de salgadinhos Lucky, por cerca de R$ 150 milhões. (LC)
Veículo: Valor Econômico