Considerada uma das mulheres mais poderosas do planeta, a indiana Indra Nooyi, atual presidente do conselho e presidente mundial do grupo Pepsico, a segunda maior fabricante de refrigerantes do mundo, desembarcou ontem em Brasília, às 5h30, para viagem de cinco dias por Brasil e Argentina.
Seu primeiro compromisso foi logo cedo, às 7h30, um encontro com o presidente Lula, na Base Aérea de Brasília, pouco antes de ele embarcar para a China. A conversa com Lula estava prevista para durar 15 minutos, mas acabou se estendendo por 42. No encontro, Indra anunciou investimentos de mais de US$ 100 milhões, com a construção de quatro novas fábricas, uma na Bahia, uma em Brasília e mais duas em locais ainda não definidos.
A Pepsico também está construindo uma outra unidade no Recife e, em, breve iniciará a reconstrução da fábrica de Curitiba, que foi destruída após incêndio no ano passado. Indra conversou com Lula sobre a economia mundial e a Rodada Doha. Hoje, a principal executiva da Pepsico, que foi apontada pela revista americana "Fortune" como a mulher mais poderosa do mundo, irá promover um jantar em São Paulo para executivos e empresários. Considerada a executiva mais bem paga do planeta, Indra entrou na Pepsi em 1994, como vice-presidente de planejamento estratégico, e foi responsável, desde então, por uma revolução na empresa.
A companhia voltou a exibir lucros e se expandiu para diversos países. Uma de suas marcas registradas é uso do sári, tradicional traje indiano.
Veículo: Folha de S.Paulo