A reestruturação da rede Pão de Açúcar, iniciada no começo do ano, já começou a mostrar resultados financeiros. A companhia registrou lucro líquido de R$ 60,4 milhões no segundo trimestre, 118% superior ao do mesmo período de 2007. Houve uma combinação de redução de despesas e aumento de vendas. O faturamento atingiu R$ 4,2 bilhões, 19,5% a mais do que no ano anterior. O grande destaque foram os produtos não-alimentícios, o que explica o desempenho do Extra Eletro acima dos demais - no trimestre, as vendas líquidas cresceram 23,9%, ante 2,2% do Sendas, 5% do Pão de Açúcar, 9,3% do Compre Bem e 16% do Extra.
O plano agressivo de cortes atingiu principalmente a área administrativa. Em junho, a companhia estava com 384 funcionários a menos que em dezembro passado. A rede de Abílio Diniz vendeu mais, mas investiu menos no período. Aplicou R$ 105,2 milhões entre abril e junho, boa parte destinada à compra de terrenos e abertura de novas lojas. No ano anterior, o grupo havia investido duas vezes mais. O Pão de Açúcar terminou o semestre com o mesmo número de lojas do fim do ano passado: 575. Embora tenha aberto cinco lojas, fechou o mesmo número de unidades no período.
Veículo: O Estado de S.Paulo