A LG Eletronics, líder mundial do mercado de eletrônicos, registrou lucro de US$ 324 milhões no primeiro trimestre do ano, contra US$ 430 milhões em igual período do ano passado. O resultado - uma queda de 24% - foi dentro das expectativas dos analistas e melhor que o de algumas de suas principais concorrentes, como a Philips (terceira do ranking), que registrou prejuízo de US$ 73 milhões no mesmo período.
As vendas globais da companhia atingiram US$ 9,12 bilhões, alta de 14,6% sobre igual período do ano anterior. As vendas consolidadas, que incluem o desempenho das subsidiárias, subiram 10,7% e atingiram US$ 11,28 bilhões. A matriz da LG, na Coreia, no entanto, registrou prejuízo de US$ 141 milhões.
Dos cinco segmentos de mercado nos quais a LG Eletronics atua - eletroeletrônicos, celulares, eletrodomésticos, condicionadores de ar e eletrônicos voltados para o mercado corporativo - o de eletroeletrônicos foi o que teve melhor desempenho em vendas. Puxadas pelas televisões de tela LCD, as receitas da divisão de home entertainment chegaram a US$ 3,05 bilhões, registrando avanço de 18,6% sobre o apurado no primeiro trimestre de 2008. O lucro do segmento foi de US$ 10 milhões.
A LG estima um aumento nas vendas de TV de tela fina para os mercados emergente no segundo trimestre. A empresa ressalta, contudo, que esses mercados tenderão ao consumo de TVs menores.
As vendas da divisão de eletrodomésticos cresceram 16% no primeiro trimestre em relação a igual período do ano anterior, totalizando US$ 1,57 bilhão. O impacto do câmbio resultou em um valor de vendas menor para os Estados Unidos.
Veículo: Jornal do Commercio - RJ