Organizadores estimam que cerca de 30 mil compradores passarão pela quinta edição da feira.
O maior pólo de produção de roupas íntimas em Minas Gerais, na cidade de Juruaia (Sul de Minas), será palco de um evento para a promoção de negócios entre os dias 2 e 6 de setembro deste ano. Esta é a quarta edição da Fest Lingerie, que atrai compradores de todos as regiões do país para conhecer as instalações de cerca de 63 fábricas da cidade. A expectativa é gerar vendas de 20% a 30% superiores que o evento do ano passado.
De acordo com a presidente da Associação Comercial e Industrial de Juruaia (Acijur), Maria Irene Lara Rezende, a expectativa dos organizadores é receber 30 mil visitantes na cidade, contra 20 compradores no ano passado. Para ela, este é um evento com formato diferenciado e permite aos revendedores conhecer não só o produto, mas o processo produtivo.
Para atrair o público serão organizados shows de serestas e chorinhos pelas ruas da cidade. "O município é pequeno e os visitantes podem, com facilidade, conhecer todas as fábricas, pois ficam concentradas em algumas regiões do município", destacou. Além disso, serão organizados desfiles que devem apresentar 2 mil modelos com as principais novidades da coleção de verão, tendo em vista as vendas de Natal.
A cidade é a principal produtora do segmento em Minas e conta, atualmente, com cerca de 110 empreendimentos. Juruaia tem 8,3 mil moradores, sendo que 3,7 mil deles são empregados pelo setor de lingerie, o que corresponde a 45% da população economicamente ativa da cidade. A produção em 2007 ficou em 6 milhões de peças. A previsão de crescimento neste ano é de 20%.
Segundo a presidente da associação, alguns empreendimentos chegam a apresentar taxas de expansão de 50% ao ano. Os principais estados compradores são Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Espírito Santo e Rio de Janeiro. Os participantes da Fest Lingerie são varejistas e atacadistas.
Veículo: Diário do Comércio – BH