Maricota investe no aumento da produção

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São Paulo - A Maricota Alimentos, especializada em pão de queijo e outras linhas de congelados, está investindo R$ 2,5 milhões em novas linhas de produtos e na ampliação de sua fábrica na cidade mineira de Luz.

 

Com o aporte, a empresa pretende ingressar no segmento de empanados como nuggets, que devem incrementar em 3 mil toneladas ao ano, entre 2018 e 2019, sua produção atual, de 16 mil toneladas. Os aportes vão elevar de 9 mil para 12 mil metros quadrados a capacidade produtiva da planta mineira.

 

"Mesmo durante a crise mantivemos um nível de utilização da fábrica em 85%", disse ao DCI o diretor comercial da empresa, Ronaldo Evelande. Segundo ele, como cerca de 40% da receita vêm da produção terceirizada de marcas próprias, como pizzas, lasanhas e salgadinhos, além de pão de queijo, comercializadas em grandes redes de varejo, como Carrefour, e Pão de Açúcar, a empresa sofreu menos com a recessão.

 

O executivo destacou que após um crescimento de 12% no ano passado, a empresa prevê encerrar este ano com um faturamento entre R$ 143 milhões e R$ 148 milhões, o que significaria uma expansão da ordem de 11% a 15%.

 

Evelande ressaltou que uma das estratégias da empresa para seguir crescendo, mesmo em meio à crise econômica, foi ampliar a participação da marca de combate - que compete com as mais baratas - Bão de Minas, que chega às prateleiras com preços entre 10% e 15% abaixo dos produtos premium com nome Maricota. "Ampliamos a presença da nossa marca de menor preço de 5% para 15% do faturamento", afirmou.

 

Para atender ao crescimento e melhorar a distribuição, a Maricota projeta inaugurar uma nova fábrica, entre 2019 e 2020, que será instalada em Sergipe, em razão de benefícios tributários e de logística.

 

Exportação

 

Outra frente que deve ganhar representatividade é a do mercado internacional. Evelande ressaltou que a meta da companhia é atingir uma fatia de 10%, ante os 5% atuais, do faturamento com as exportações, até 2020. "Já vendemos mais de 50 toneladas de pão de queijo ao mês para 17 países, equivalente a 1 milhão de unidades", contou, acrescentando que 80% do que é embarcado ao exterior é pão de queijo.

 

Com cerca de 30% das exportações, os Estados Unidos são o principal destino dos produtos da Maricota. Lá, porém, as compras são apenas de pão de queijo, enquanto outros países, como os da África e do Oriente Médio, são importadas todas as linhas da empresa. "Já produzimos até a embalagem em árabe", contou.

 

No entanto, para o mercado norte-americano, a empresa distribuiu produtos com algumas características específicas, como multi-grãos, que têm boa receptividade no exterior.

 

Com o crescimento registrado nos últimos anos, a empresa conversa com fundos interessados em investir na companhia. Segundo ele, nenhuma proposta avançou por enquanto, mas a fabricante já se adiantou e prevê balanço auditado para 2018.

 

 

Fonte: DCI São Paulo

 

 


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