Dia das Mães: lojistas esperam alta de 11,2%

Leia em 2min

A expectativa de crescimento de vendas na região metropolina do Rio para o dia das mães é de 11,2%, na comparação com igual período do ano anterior, segundo pesquisa realizada pela Federação do Comércio do Rio de Janeiro (Fecomércio-RJ). Em 2008, o faturamento foi o maior da série histórica desde 2002 , alta de 2,2% sobre o ano anterior.

 

Esse otimismo, segundo o economista Christian Travassos, da Fecomércio-RJ, é resultado do crescimento de 10% previsto e confirmado no feriado da Páscoa. Outro fator, segundo Travassos, é o incremento de 9,2% na renda dos moradores da região, segundo pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

 

A maioria dos empresários consultados pela pesquisa, 87,7% pretende oferecer descontos no ato da compra e facilitar da forma de pagamento. "É natural que os empresários esperem um resultado positivo. Eles decoram as lojas, contratam funcionários e planejam promoções para chamar a atenção dos consumidores", afirmou Travassos.

 

O setor de calçados e bolsas é o que projeta maior aumento no faturamento,14,5%, seguido de perfumaria e cosméticos e utensílios para o lar, 12,5% e 12,4% respectivamente, segundo a pesquisa. O economista avalia que com a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) pode haver antecipação no consumo de eletrodomésticos de linha branca.

 

Setores. No ano anterior, o setor de perfumaria e cosméticos teve melhor resultado, 5,9% de aumento em relação a igual período em 2007 e as vendas registraram crescimento de 2,2% respectivamente. "Faz parte da cultura carioca as mulheres serem mais vaidosas, por isso é esperado um fluxo maior de vendas de objetos de uso pessoal, como bolsas, calçados, roupas, perfumes e cosméticos."

 

Para o economista, a retração do nível de emprego, 0,2 ponto percentual, segundo dados da Pesquisa Mensal de Emprego (PME) de março do IBGE, não é relevante a ponto de afetar o consumo nesta data. "A cidade oferece diversificadas opções de produtos e serviços."

 

Dentre os 514 entrevistados, 13,6% dos empresários contrataram funcionários temporários para a data, parcela abaixo do ano passado,14,4%. Os entrevistados são dos setores de roupas, eletroeletrônicos, calçados e bolsas, perfumaria e cosméticos, telefonia celular, utensílios domésticos, jóias e bijuterias, cds e dvds.

 

Veículo: Jornal do Commercio - RJ


Veja também

Preço do leite ao produtor volta a subir

Captação menor de leite no Sul, "secagem" de vacas no Centro-Sul e demanda firme fizeram os preços ...

Veja mais
Tok&Stok terá linha branca na loja e na internet

A Tok&Stok vai introduzir uma nova linha de produtos em suas lojas. A empresa está na fase final de sele&cced...

Veja mais
Com muito mais recheio

São 55 anos de marca reconhecida de biscoito. Mas a Mabel quer seu horizonte para além das bolachas. Em tr...

Veja mais
Dona da Mallory traz novas marcas ao País

Dona da fabricante de eletrodomésticos Mallory, a espanhola Taurus nunca usou outra marca além da pr&oacut...

Veja mais
Vilma interessada em adquirir marca Forno de Minas

Grupo tem interesse e avalia potencial do negócio.  A Vilma Alimentos, controlada pela Domingos Costa Ind&...

Veja mais
Indústria de cosméticos prevê crescer até 7%

A demanda pelos diversos cosméticos continua muito aquecida no Brasil e está animando a indústria d...

Veja mais
Pessoal qualificado é maior fator de competitividade

A oferta de profissionais qualificados é apontada pelos pequenos e médios empresários da Amé...

Veja mais
Mais ativos da Ahold à venda

A Royal Ahold, maior empresa varejista do setor alimentício na Holanda, deseja completar a venda de sua participa...

Veja mais
Holandesa TNT Mercúrio compra Expresso Araçatuba

 O grupo holandês TNT amplia suas operações no Brasil ao adquirir, por € 54 milhões...

Veja mais