As três grandes redes de supermercados instaladas no País - Carrefour, Pão de Açúcar e Wal-Mart, com quase 40% de participação sobre o faturamento do setor - devem ampliar suas fatias de mercado em 2009, avançando sobre os pequenos e médios varejistas. O crescimento será sustentado pelos planos de investimentos já anunciados de até R$ 4 bilhões das três redes. Caso sejam totalmente confirmados, os recursos vão superar o montante aplicado em 2008 por todo o setor supermercadista, de R$ 3,7 bilhões, segundo dados da Associação Brasileira de Supermercados (Abras).
"A capacidade para manter os investimentos, sobretudo na expansão da rede de lojas, será decisiva para as empresas avançarem sobre os concorrentes menores", diz o presidente da Abras, Sussumu Honda. Neste quesito, as multinacionais (Carrefour e Wal-Mart) e o Pão de Açúcar (com parte do capital pertencente à francesa Casino) levam vantagem pela maior facilidade na obtenção de recursos financeiros junto aos bancos, tanto para expansão quanto para capital de giro.
Esta semana, o Pão de Açúcar, em comunicado ao mercado, informou que os aportes para este ano podem somar até R$ 1,324 bilhão. A empresa já declarou a intenção de inaugurar 100 lojas, com foco na expansão das bandeiras Extra Fácil e Assai. O Wal-Mart também mantém cronograma para a abertura de 80 a 90 lojas, com recursos que poderão atingir até R$ 1,8 bilhão. Já o Carrefour deve aplicar R$ 1 bilhão, para inaugurar entre 70 e 80 lojas.
REFORÇO DE CAIXA. O presidente do Pão de Açúcar, Cláudio Galeazzi, diz que a companhia reforçou seu caixa em 2008 -que encerrou próximo a R$ 1,6 bilhão - e esse movimento abre a possibilidade de uma expansão mais agressiva este ano, com ganhos de participação de mercado e a prática de margens mais baixas. Para melhorar seu caixa, o grupo reduziu em 48,7% seus investimentos no ano passado quando comparados a 2007, de R$ 980 milhões para R$ 503,1 milhões.
"Estamos numa posição que nos permite boas negociações com os fornecedores e o financiamento do capital de giro, sem a necessidade de buscar dinheiro no mercado", afirma Galeazzi. Segundo ele, a empresa também está antecipando recebíveis a pequenos e médios fornecedores com taxas mais atrativas às obtidas no mercado.
O avanço dos grandes supermercados já pode ser sentido no resultado do primeiro trimestre deste ano, quando Pão de Açúcar e Carrefour tiveram crescimento de vendas superior a do setor. Enquanto as vendas reais do setor supermercadista entre janeiro e março cresceram 2,12% na comparação com o mesmo período do ano passado, o Pão de Açúcar teve um crescimento de 9,4%, atingindo R$ 4,641 bilhões e as operações no mercado brasileiro do Carrefour tiveram alta 11,7%, para 1,9 bilhão de euros (US$ 2,5 bilhões), a taxas de câmbio constantes. Entre as maiores redes, apenas o Wal-Mart não divulga dados trimestrais do Brasil.
Esse movimento acontece depois de em 2008, com o crescimento da economia, os concorrentes menores ensaiarem uma reação e recuperarem um ponto porcentual de participação de mercado em resposta ao avanço das três grandes redes, que de 2003 a 2007 haviam conquistado 12 pontos percentuais, chegando a uma fatia de mercado de 39%.
Veículo: Jornal do Commercio - RJ