A alemã Henkel obteve na América Latina o único resultado positivo do grupo em todo o mundo no primeiro trimestre do ano. A fabricante dos produtos Super Bonder, Pritt, Cascola, Loctite e Schwarzkopf Professional, encerrou os primeiros três meses do ano com crescimento de vendas de 5,1% na região, comparada com o primeiro trimestre do ano passado. O resultado da América Latina ainda se sobressai se comparado com a queda de 20% registrada na Ásia, 4,6% na Europa e 14% nos Estados Unidos. Com isso, a América Latina sobe de 5% para 6% na participação no bolo global da companhia.
O resultado local de € 188 milhões se deve, principalmente, ao bom desempenho de divisões como detergentes - presentes no México e na América Central - e de cosméticos, que opera em toda a região. "Nos segmentos ligados à indústria automotiva, sofremos os mesmos problemas que eles, mas em bens de consumo tivemos resultados expressivos", explica o responsável pela comunicação para América Latina, Leandro Conti.
Segundo o executivo, a queda do ritmo industrial na América Latina foi menor que em outras regiões, principalmente no Brasil, o que amenizou o efeito da crise nas vendas da divisão de adesivos industriais, de consumo e profissionais (usados em automóveis e pela indústria). Mundialmente, as vendas da Henkel atingiram € 3,258 bilhões no primeiro trimestre. Devido ao declínio nos ganhos, o lucro operacional (EBIT) da Henkel diminuiu 31,7%, de € 320 milhões no primeiro trimestre de 2008 para € 218 milhões no mesmo período deste ano.
Veículo: Gazeta Mercantil