Há mais de 50 anos no mercado de homeopatia, o laboratório Almeida Prado sempre apostou nos medicamentos prontos. Os complexos Almeida Prado ganharam o Brasil inteiro e hoje já estão disponíveis em 41 mil estabelecimentos. "Acabou a época do achômetro e remédio homeopático precisa, sim, provar que é bom", diz diretor geral Rubens Gimenes Filho.
Seguindo nessa linha, a empresa já realiza estudos clínicos para comprovar a eficácia dos medicamentos. "Assim, tudo fica mais estruturado e quebra-se os mitos de que homeopatia é lenta e difícil", diz o empresário, acrescentando que este será o caminho natural do setor.
De acordo com o doutor Exequiel Paulo Viriato, gerente industrial da Almeida Prado e especialista em elaboração de medicamentos homeopáticos, a indústria tem uma sistematização na elaboração dos medicamentos que é essencial. "Não foram os laboratórios que acabaram com as farmácias na Europa e sim a falta de condições de competir", explica o farmacêutico, dando como exemplo uma câmara climatizadora que o Almeida Prado possui, capaz de reproduzir as condições climáticas do Brasil inteiro. "Isso ajuda a garantir a estabilidade do produto em qualquer lugar."
Para Gimenes Filho, a chegada de um concorrente de peso como o Boiron vai ajudar a ampliar não só o mercado como também a pesquisa. "Isso só tornará os medicamentos cada vez mais seguros", diz. Mesmo sem divulgar números, o Almeida Prado afirma que investe 20% de sua receita em pesquisa, que é feita principalmente em um centro que mantém há cinco anos na Amazônia, o Fármacos. Cerca de 30 produtos estão em estudo, entre eles um para psoríase e outro para HPV, e mais de 100 já estão no portfólio. Entre eles estão alguns registrados na Anvisa como o Proden, indicado para dengue, o Homeopax, para depressão e ansiedade, e o Homeoflan, para inflamações.
Orgulhando-se de ter aberto espaço nas gôndolas das farmácias comuns para a homeopatia, como o Boiron quer fazer agora, o Almeida Prado agora se prepara para fazer o caminho contrário e conquistar o mercado europeu. "Estamos preparando a instalação de uma subsidiária em Portugal em pouco tempo", diz Gimenes Filho, sem dar detalhes, mas afirmando que terá preço inferior ao concorrente.
Veículo: Gazeta Mercantil