Almeida Prado aposta nos complexos

Leia em 2min

Há mais de 50 anos no mercado de homeopatia, o laboratório Almeida Prado sempre apostou nos medicamentos prontos. Os complexos Almeida Prado ganharam o Brasil inteiro e hoje já estão disponíveis em 41 mil estabelecimentos. "Acabou a época do achômetro e remédio homeopático precisa, sim, provar que é bom", diz diretor geral Rubens Gimenes Filho.

 

Seguindo nessa linha, a empresa já realiza estudos clínicos para comprovar a eficácia dos medicamentos. "Assim, tudo fica mais estruturado e quebra-se os mitos de que homeopatia é lenta e difícil", diz o empresário, acrescentando que este será o caminho natural do setor.

 

De acordo com o doutor Exequiel Paulo Viriato, gerente industrial da Almeida Prado e especialista em elaboração de medicamentos homeopáticos, a indústria tem uma sistematização na elaboração dos medicamentos que é essencial. "Não foram os laboratórios que acabaram com as farmácias na Europa e sim a falta de condições de competir", explica o farmacêutico, dando como exemplo uma câmara climatizadora que o Almeida Prado possui, capaz de reproduzir as condições climáticas do Brasil inteiro. "Isso ajuda a garantir a estabilidade do produto em qualquer lugar."

 

Para Gimenes Filho, a chegada de um concorrente de peso como o Boiron vai ajudar a ampliar não só o mercado como também a pesquisa. "Isso só tornará os medicamentos cada vez mais seguros", diz. Mesmo sem divulgar números, o Almeida Prado afirma que investe 20% de sua receita em pesquisa, que é feita principalmente em um centro que mantém há cinco anos na Amazônia, o Fármacos. Cerca de 30 produtos estão em estudo, entre eles um para psoríase e outro para HPV, e mais de 100 já estão no portfólio. Entre eles estão alguns registrados na Anvisa como o Proden, indicado para dengue, o Homeopax, para depressão e ansiedade, e o Homeoflan, para inflamações.

 

Orgulhando-se de ter aberto espaço nas gôndolas das farmácias comuns para a homeopatia, como o Boiron quer fazer agora, o Almeida Prado agora se prepara para fazer o caminho contrário e conquistar o mercado europeu. "Estamos preparando a instalação de uma subsidiária em Portugal em pouco tempo", diz Gimenes Filho, sem dar detalhes, mas afirmando que terá preço inferior ao concorrente.

 

Veículo: Gazeta Mercantil


Veja também

Consumidor volta às compras e anima varejo

Redes de varejo já percebem os primeiros sinais de que a crise econômica caminha a passos mais lentos e que...

Veja mais
Marketing aproveita a cultura da expressão

Joseph Konietzko, diretor global de comunicação da vodca Absolut, acredita que, na contemporaneidade , a b...

Veja mais
Industrialização muda o perfil da homeopatia no País

O futuro de cerca de 2,1 mil farmácias magistrais especializadas em homeopatia espalhadas por todo o Brasil pode ...

Veja mais
Safra argentina deve ser a menor em um século

A Argentina está prestes a semear a sua menor safra de trigo em quase um século, uma vez que os campos enf...

Veja mais
Vendas têm elevação de 1,9% no Dia das Mães

O Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio apontou alta de 1,9% nas vendas na semana do Dia das M&atild...

Veja mais
Vendas do Dia das Mães decepcionam

Segundo a Associação Comercial de São Paulo, as vendas a prazo caíram 12,5% em relaç&...

Veja mais
Sobremesas

A General Brands, do setor de refrescos em pó e sucos prontos para beber, decidiu morder uma fatia do mercado de ...

Veja mais
Salada verde

Segundo maior mercado consumidor do país, o Rio produziu, em 2008, 72,76% das 310 mil toneladas de folhosas e leg...

Veja mais
Oferta na Ceasa recua 8,5%

Chuvas no início do ano e entressafra afetaram mercado.O preço da tangerina ponkan registrou queda de 37,2...

Veja mais