A Energizer Holdings, fabricante das pilhas com o mesmo nome, anunciou ontem a compra da divisão de produtos para barbear da S.C. Johnson & Son, conhecida no Brasil como Ceras Johnson. O negócio será fechado por US$ 275 milhões mas ainda depende da aprovação dos órgão reguladores americanos.
A companhia, cuja sede fica em St. Louis, nos Estados Unidos, produz, além das pilhas, as lâminas Schick e Wilkinson, e também a linha de protetor solar Banana Boat, entre outros produtos. A também americana SCJohnson & Son fabrica os produtos de barbear Edge e Skintimate (não são vendidos no Brasil), além de produtos como a linha de inseticidas Raid, o repelente Off!, os odorizadores Glade e o removedor Vanish.
A empresa informou que fará uma oferta de ações ordinárias para levantar o dinheiro para pagar pela aquisição. Serão ofertadas 9,5 milhões de ações. Caso a operação não dê resultado, o pagamento à SCJohnson será feito por meio da transferência de ações preferenciais no valor de US$ 310 milhões.
Assim como acontece com a maior parte das empresas de multimarcas, como a Procter & Gamble (Oral-B, Duracell e Gillette) e a Reckitt Benckiser (Harpic, Veet e Airwick) a Energizer se formou adquirindo outras empresas. Sua divisão de barbear, por exemplo, foi comprada da alemã Pfizer em março de 2003.
Nos Estados Unidos, a marca Edge tem 21% do mercado de produtos para barbear. A líder do segmento é a P&G, com 39% das vendas.
No comunicado divulgado ontem, a Energizer anunciou que vai combinar as marcas Edge e Skintimate com a sua unidade Schick-Wilkinson Sword. Segundo dados da Euromonitor, tanto Edge quanto Skintimate são marcas que vêm perdendo mercado nos últimos anos nos Estados Unidos. A aquisição, portanto, fortaleceria a companhia nesse mercado, tanto nos EUA como internacionalmente.
No Brasil, as marcas Schick e Wilkinson têm participação muito pequena no mercado, dominado também pela P&G, que tem 80% das vendas, com marcas como Gillette, Prestobarba e Proback. Com a aquisição, a Energizer ganha forças para disputar com a líder de mercado e também com fabricantes nacionais, como é o caso da Bozzano, comprada pela empresa aberta de capital nacional Hypermarcas em julho do ano passado. As marcas pertenciam à subsidiária brasileira da americana Revlon.
No Brasil, as vendas de produtos para barbear, que também incluem cremes, espumas e gel pós-barba, movimentam R$ 2,38 bilhões ao ano, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal Perfumaria, a Abihpec. Isso faz do Brasil o segundo maior mercado mundial, atrás apenas dos EUA. Aparelhos e lâminas respondem por 85% do faturamento desse setor.
Veículo: Valor Econômico