Lenovo vai ao varejo para conquistar usuário residencial

Leia em 1min 40s

Em 2005, após comprar a divisão de computadores da IBM - que optou por focar no mercado empresarial -, a chinesa Lenovo passou a atacar o segmento residencial em vários mercados internacionais, tentando repetir o desempenho que já tinha na China, onde era líder de mercado. No Brasil, porém, à exceção de um teste de mercado feito em 2006, a empresa ainda não havia lançado produtos específicos para o segmento. Essa lacuna começou a ser preenchida ontem, com o lançamento de um linha de computadores para uso em casa e a estreia oficial da Lenovo no varejo.

 

Tomas Oliveira, presidente da Lenovo no Brasil, diz que o país se tornou prioridade de investimentos nesse período de crise econômica. "A [companhia de pesquisas] IDC aponta que serão vendidos cerca de 6 milhões de computadores [no varejo] em 2009", afirma o executivo. "Queremos abocanhar uma parte desse mercado."

 

O lançamento da linha IdeaPad é composto de três modelos de máquina, sendo dois notebooks, que chegam ao mercado com preço sugerido entre R$ 1.799 e R$ 2.599, e um netbook - classe de computadores ultraportáteis -, por R$ 1.799.

 

Por enquanto, os produtos serão vendidos apenas na rede Fnac, mas Tadeu Testa, diretor de negócios de varejo da Lenovo, diz que até o fim do ano as máquinas estarão disponíveis em outras grandes redes varejistas. Na Fnac, os produtos já estão nas prateleiras.

 

O objetivo da Lenovo é disputar a liderança de mercado com grandes concorrentes como Positivo, Hewlett-Packard (HP) e Dell. A meta é assumir uma participação entre 12% e 15% do mercado brasileiro até 2011. A empresa, porém, não dá detalhes de sua estratégia, nem faz previsões de vendas.

 

A Lenovo terá um desafio pela frente, uma vez que precisa cativar o consumidor brasileiro, que não tem muito conhecimento da marca. "Faremos um trabalho junto com parceiros do varejo. Para cada ponto de venda será feito um tipo de campanha diferente", afirma Testa.

 

Veículo: Valor Econômico


Veja também

Mellita lança marca em MG

A Melitta planeja manter a expansão de marcas de café em Minas Gerais. A companhia lançou no primei...

Veja mais
Pano para a língua

No calor de mais uma safra de rumores sobre novos flertes no varejo do Rio Grande do Sul, o mercado gaúcho ficou ...

Veja mais
General Brands, de sucos, planeja crescer com chocolates

Maracanã, final da Copa do Brasil de 2004. Santo André 2 a 0 contra o Flamengo. Foi nessa partida, transmi...

Veja mais
Agora é o sal

Depois do açúcar e da gordura trans, as autoridades americanas da Food Standards Agency (agência de ...

Veja mais
Wal-Mart expande

Ao contrário do que acontece com muitas rede de eletroeletrônicos nos Estados Unidos, o Wal-Mart está...

Veja mais
Nestlé deve concluir aquisições este mês

O presidente da Nestlé no Brasil, Ivan Zurita, afirmou ontem que a companhia deverá concluir a aquisi&cced...

Veja mais
Varejo volta a investir em marca

Grandes campanhas publicitárias andaram fora de moda entre as cadeias de vestuário nos últimos anos...

Veja mais
Café: Selo de Pureza Abic completa 20 anos

A Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic) vai aproveitar o Dia Nacional do Caf&eac...

Veja mais
Tímida vitrine

O que se vê na 25ª Apas, feira do setor supermercadista que termina amanhã, no Expo Center Norte, em S...

Veja mais