Consumidor tolerante

Leia em 1min 10s

Os brasileiros são mais tolerantes que os consumidores de outros países na hora de avaliar o desempenho das redes varejistas. Essa é principal constatação de uma pesquisa global coordenada pela Ebeldoft em 11 países, incluindo o Brasil, onde o trabalho ficou a cargo da consultoria Gouvêa de Souza. O estudo descobriu ainda que a lealdade dos consumidores a uma rede varejista depende de três fatores - confiança, imagem e apego à marca.

 

Foram avaliadas 220 marcas de 9 diferentes segmentos do varejo. Para dar uma idéia de como os brasileiros são mesmo generosos no julgamento de seus comerciantes, basta dizer que em geral 76% dos consumidores globais tem uma imagem boa ou muito boa das lojas dos seus países. No Brasil esse percentual sobe para 85%. No quesito confiança o mesmo se repete - enquanto no conjunto dos 11 mercados 75% confiam nas marcas avaliadas, em nosso pais o índice é de 80%. No que diz respeito ao apego demonstrado pelas marcas, o percentual é de 67% para a amostra global e 75% para os brasileiros.De acordo com Luiz Góes (foto), executivo da Gouvêa de Souza responsável pela pesquisa, esses resultados não significam que o padrão nacional está acima da média. Ao contrário, os dados confirmam a percepção de muitos especialistas de que as expectativas dos brasileiros são mais baixas do que a média internacional. "Isso representa uma oportunidade para os varejistas globais dispostos a entrar no Brasil etambém uma ameaça para os varejistas locais", pondera Góes.

 

Veículo: Gazeta Mercantil


Veja também

Philips acerta a compra da italiana Saeco

O grupo do setor de eletrônica Philips chegou a um acordo para comprar a italiana Saeco, uma das principais marcas...

Veja mais
Varejo gerencia mal o ‘pricing’ no Brasil

Deu a louca no varejo brasileiro, pelo menos no que diz respeito ao valor dos produtos. Levantamento concluído ag...

Veja mais
Itambé investe em unidade paulista

Em meio à queda do faturamento e da produção comercializada, a Itambé investe na mudan&ccedi...

Veja mais
Na onda dos orgânicos, marcas investem na maquiagem mineral

Para boa parte das mulheres do mundo, há sempre espaço para mais um batom na frasqueira. Por conta disso, ...

Veja mais
Dinheiro novo na Danone

Maior fabricante de iogurte do mundo, a Danone planeja fazer um aumento de capital com emissão de novas aç...

Veja mais
Grandes anunciantes

Casas Bahia, Unilever, AmBev, Ford e Fiat - a sequência dos cinco maiores anunciantes do país em 2008 conti...

Veja mais
Sat Log terá mais dois centros de distribuição em SP

A Sat Log, especializada em operações logísticas, investirá R$ 20 milhões este ano na...

Veja mais
Mix do passado

  Veículo: Valor Econômico...

Veja mais
Geada eleva preços dos hortifruti

Reajuste médio foi de 0,40%; maiores altas ficaram com o repolho (16,16%) e batata doce (10,70%)    A ...

Veja mais