Os brasileiros são mais tolerantes que os consumidores de outros países na hora de avaliar o desempenho das redes varejistas. Essa é principal constatação de uma pesquisa global coordenada pela Ebeldoft em 11 países, incluindo o Brasil, onde o trabalho ficou a cargo da consultoria Gouvêa de Souza. O estudo descobriu ainda que a lealdade dos consumidores a uma rede varejista depende de três fatores - confiança, imagem e apego à marca.
Foram avaliadas 220 marcas de 9 diferentes segmentos do varejo. Para dar uma idéia de como os brasileiros são mesmo generosos no julgamento de seus comerciantes, basta dizer que em geral 76% dos consumidores globais tem uma imagem boa ou muito boa das lojas dos seus países. No Brasil esse percentual sobe para 85%. No quesito confiança o mesmo se repete - enquanto no conjunto dos 11 mercados 75% confiam nas marcas avaliadas, em nosso pais o índice é de 80%. No que diz respeito ao apego demonstrado pelas marcas, o percentual é de 67% para a amostra global e 75% para os brasileiros.De acordo com Luiz Góes (foto), executivo da Gouvêa de Souza responsável pela pesquisa, esses resultados não significam que o padrão nacional está acima da média. Ao contrário, os dados confirmam a percepção de muitos especialistas de que as expectativas dos brasileiros são mais baixas do que a média internacional. "Isso representa uma oportunidade para os varejistas globais dispostos a entrar no Brasil etambém uma ameaça para os varejistas locais", pondera Góes.
Veículo: Gazeta Mercantil