Para boa parte das mulheres do mundo, há sempre espaço para mais um batom na frasqueira. Por conta disso, somente no Brasil, o segmento de maquiagem cresceu 23% em 2008, segundo dados da Associação Brasileira das Indústrias de Higiene Pessoal, Cosméticos e Perfumaria (ABIHPEC). Este ano, uma novidade com apelo "natureba" deve contribuir para os resultados do setor. A chamada maquiagem mineral - que tomou primeiro o mercado internacional e agora chega ao Brasil - deverá aguçar a sede de consumo do público feminino.
O principal alvo do produto - teoricamente - são as mulheres com peles sensíveis, que costumam sofrer com os ativos químicos presentes na maquiagem tradicional. Mas o marketing feito pelas empresas de cosméticos está atirando para todos os lados.
Feita a partir de pigmentos minerais e sem (ou com pouca) adição de componentes químicos, a maquiagem mineral é a aposta de empresas como a americana Revlon, a alemã Artdeco e a brasileira Contém 1g. A principal vantagem desse novo produto, segundo os fabricantes, é ser livre de talco, fragrância e outros componentes artificiais, comuns na maquiagem tradicional e que podem prejudicar a pele. Com consistência de pó, a versão mineral permite uma cobertura suave e aveludada. Uma das desvantagens é o preço: em geral, entre 10% e 20% superior ao da maquiagem tradicional, o que cria dificuldades para a substituição dos produtos que já estão no mercado, pela versão mineral.
"Por vir da natureza, ela é inerte e tem baixo potencial de irritabilidade da pele", diz Angel Lizárraga, diretor-executivo da Associação Brasileira de Cosmetologia (ABC). "O segundo benefício é para o ambiente: desde que certificadas pelos órgãos competentes, a extração e produção desses produtos apresentam menor impacto ambiental", acrescenta. Segundo Lizárraga, as linhas minerais são a resposta do segmento de maquiagem à crescente valorização dos produtos orgânicos. A novidade, de acordo com o executivo, foi um dos principais temas da última In Cosmetics, em Munique (Alemanha), uma das feiras mais importantes do setor.
A marca Contém 1g investiu R$ 2 milhões para lançar sua primeira linha de cosméticos minerais no início de 2009. "Conheci a novidade há dois anos, nos Estados Unidos, por meio da marca americana Bare Escentuals", diz Rogério Rubini, presidente da Contém 1g. A empresa lançou uma variedade de 14 produtos, entre bases, corretivos e pós faciais, cujas fórmulas contém dióxido de titânio, óxidos de ferro e de zinco, oxicloreto de bismuto e mica, entre outros. A matéria-prima vem dos Estados Unidos e o preço final da base, por exemplo, é R$ 70. Para o segundo semestre, a Contém 1g prepara o lançamento dos refis da linha - que deverá ser ampliada em breve. Com 180 pontos de venda no Brasil, a Contém 1g apresentou um crescimento de 44% nas vendas no primeiro trimestre deste ano, em comparação com igual período de 2008.
Depois de um ano e meio de experiência no mercado americano, a Revlon lançou no Brasil, em abril, a coleção ColorStay Mineral, com quatro produtos que além de componentes minerais também possuem a propriedade de longa duração - o pó da linha, por exemplo, dura cerca de 16 horas no rosto. "Eles são indicados até para as peles mais sensíveis, por não obstruir os poros", afirma Raissa Tange, gerente de produto da Revlon dentro da Frajo Internacional, distribuidora dos produtos da Revlon e da Artdeco no Brasil. Outro benefício, de acordo com Raissa, é auxiliar a cicatrização da pele, graças aos ingredientes quartzo rosa, madrepérola e topázio.
A marca alemã Artdeco foi uma das pioneiras. Há cerca de um ano lançou uma base mineral em pó nos mercados europeu e brasileiro simultaneamente. "A empresa aposta muito na linha Pure Minerals e tem um laboratório específico para o desenvolvimento destes artigos", diz Cláudia Duarte, gerente de marketing da Frajo e responsável pela marca Artdeco no Brasil. Segundo a empresa, a Pure Minerals é capaz de prover ao organismo os minerais essenciais à saúde, como zinco, magnésio, potássio e sódio. "Eles podem ser absorvidos pela pele", acrescenta. A gama da Artdeco já tem base, pó, sombra e blush. Até o finm do ano, chegam batons e lápis de olho e boca.
Reticente quanto às vantagens alardeadas pelos fabricantes da maquiagem mineral, a Natura prefere manter a tendência pró-vegetal, que vem seguindo há algum tempo. "Nas maquiagens ditas minerais, o que acontece é a substituição de minerais quimicamente tratados por outros brutos", diz Mônica Gregori, diretora de unidade de negócios de maquiagem da Natura. "Nossa intenção é usar cada vez mais componentes vegetais", afirma. A principal preocupação da empresa, segundo Mônica, é com a sustentabilidade. "Os minerais podem até não agredir a pele, mas os ativos continuam sendo de fontes não renováveis". Atualmente, 68% das formulações das maquiagens da Natura são de origem vegetal.
Veículo: Valor Econômico