Agenda é focada na educação alimentar e na inclusão social de pequenos produtores, comunidades ribeirinhas, indígenas e quilombolas
Diante da crise socioeconômica provocada pelo coronavírus, o Grupo Carrefour Brasil, que investe em dezenas de projetos sociais, com foco em educação alimentar, alimentação saudável, combate ao desperdício de comida e geração de emprego, renda e inclusão, também se adaptou e diversificou seu investimento social ao longo do ano, destinando R$ 30 milhões a ações na cidade e no campo.
Com iniciativas alinhadas aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU), e ao Act for Food, movimento internacional lançado pela companhia em 2018 e que visa à democratização de produtos saudáveis e frescos, conscientizando a população sobre bons hábitos, em 2020, a companhia organizou um grande movimento solidário, atuando para reduzir os impactos sociais da pandemia.
No total, foram arrecadados e doados R$ 21 milhões em alimentos, máscaras de proteção facial e produtos de higiene, beneficiando mais de 2,5 milhões de pessoas em situação de vulnerabilidade em âmbito nacional. E, em dezembro, por meio do projeto ‘Natal do Bem’, a empresa ainda arrecadou mais 37 toneladas de alimentos e doou, adicionalmente, seis mil cartões de vale alimentação, que beneficiaram cerca de 35 mil brasileiros.
"Marcado pela pandemia, 2020 foi um ano atípico e que demandou novos olhares e estratégias sociais para apoiarmos as populações mais carentes", avalia Lucio Vicente, Head de Sustentabilidade do Grupo Carrefour Brasil. "Como líderes do varejo no Brasil, assumimos a responsabilidade de beneficiar o maior número possível de brasileiros, principalmente, com a doação de alimentos".
No campo, reforçando o apoio aos povos tradicionais e aos produtores agroextrativistas, que foram diretamente impactados pela pandemia, e em parceria com a ONG WWF, o Carrefour investiu em um programa de inclusão socioeconômica e produtiva de 500 famílias do Cerrado, localizadas em duas regiões prioritárias: Mosaico Sertão Veredas Peruaçu e Chapada dos Veadeiros.
Causa animal
Em 2020, os animais abandonados em lojas do grupo continuaram recebendo toda a atenção da companhia, que investe em ações de proteção e de conscientização da sociedade para a causa animal. Em parceria com a Ampara Animal, ‘ONG Mãe’ que oferece assistência a mais de 450 abrigos de cães e gatos em todo o país, durante a pandemia, o Grupo Carrefour Brasil patrocinou a doação de mais de 31 mil quilos de ração, mais de quatro mil castrações, mais de 100 adoções de cães e gatos e mais de 400 atendimentos veterinários na região de Osasco.
Em relação a gatos, mais de 250 foram cuidados com ações de CED (captura, esterilização e devolução), quase 190 foram resgatados e 100 foram beneficiados com alimentação e atendimentos veterinários no gatil da Barra da Tijuca (RJ). Em relação a cães, 96 foram resgatados. Entre junho e setembro, a empresa também doou R$ 100 mil reais no âmbito da campanha #viralatasemfome, cujo objetivo foi arrecadar verbas para animais que vivem em regiões muito críticas do país. Esse investimento foi dividido entre 10 ONGs para adquirirem ração ou outros produtos pet de extrema necessidade, beneficiando mais de 3.360 animais.
Fonte: Redação SuperHiper