A Q’Lar, marca de produtos de limpeza da Dupar, de Santa Catarina, conta com uma nova linha de amaciantes, que se destaca pela inovação na embalagem: a ausência de alça. A inovação é fruto de uma série de estudos de ergonomia, usabilidade, mercado e posicionamento do produto realizados pela Design Inverso, escritório responsável pelo projeto. A alça é uma das partes mais caras da embalagem. Sem ela, o produto fica mais acessível para o consumidor, com um visual atraente.
Outra funcionalidade da embalagem, feita em plástico soprado, é a tampa de plástico injetado, que serve como copo dosador. Também é fruto de um estudo de mercado, que resultou uma embalagem limpa e leve, com curvas que remetem à silhueta feminina. A Design Inverso auxiliou a Dupar na escolha das cores, das fragrâncias e dos nomes dos itens da linha. E sugeriu, além do aumento de 2 l para 2,1 l da capacidade do recipiente, a criação da embalagem de 750 ml, alternativa ao público single e às donas-de-casa que desejam experimentar as novidades da linha.
A linha tradicional, de 2,1 l, ganhou cinco fragrâncias: Abraço, Frescor, Carinho, Leveza e Aconchego. A embalagem menor, de 750 ml, também tem cinco modelos: Festa, Aventura, Paixão, Sonhos e Liberdade. “Por meio de pesquisas de mercado”, conta Marcos Sebben, diretor da Design Inverso, “recriamos a marca Q’Lar, prezando a identificação com o público-alvo e o benefício completo ao consumidor, que, além de um produto de qualidade, recebe também uma marca com valor agregado”. A nova linha de amaciantes da Q’Lar já está em fase de colocação nos pontos de venda.
Veículo: Revista Fator Brasil