Negócios da Melitta não são afetados pela crise financeira e econômica em 2008.
O Grupo Melitta registrou crescimento de 5,4% no ano de seu centenário. As vendas, usando-se a mesma base de comparação, cresceram de € 1,16 bilhão para € 1,23 bilhão. O aumento foi resultado do crescimento significativo do volume na maioria dos negócios e da expansão dos negócios internacionais. A receita despendida com infra-estrutura (€37 milhões no ano anterior) foi voltada, principalmente, à expansão da capacidade de produção das instalações européias do Grupo e aos projetos de TI, implantados para aprimorar os processos internos. Como resultado da instalação de uma nova fábrica na China e uma nova organização departamental nos EUA, o quadro de funcionários aumentou de 3.188 para 3.385.
Houve uma desaceleração significativa do crescimento econômico mundial no decorrer do ano passado. Os preços das matérias primas flutuaram fortemente no período. Enquanto os preços do grão verde de café e da celulose aumentaram fortemente até o outono de 2008, a tendência se reverteu nos demais meses. O preço anual médio do grão verde de café subiu 14% em 2008 e o preço da celulose aumentou 8%, enquanto o preço do alumínio caiu 6%. O aumento dos preços das matérias primas e da energia levaram a uma queda inicial da demanda. A incerteza em relação à expansão da crise causou uma clara deterioração do clima econômico.
Felizmente, isso não trouxe impactos significativos nos mercados onde a Melitta atua. Em mercados altamente competitivos, praticamente todos os negócios estratégicos cresceram. “De modo geral, estamos satisfeitos com o progresso da empresa”, afirmou Stephan Bentz, sócio-diretor da Melitta.
Com sua ampla gama de produtos voltados ao prazer de tomar café, incluindo cafeteiras, filtros de papel e produtos tendo como base o café – a divisão de “Coffee Enjoyment” vendidos sob a marca Melitta obteve grande sucesso. A divisão de café da Alemanha, por exemplo, registrou aumento no faturamento. A marca Melitta® registrou um forte crescimento de vendas, tanto dos produtos de café torrado e moído como nos grãos para cafeteiras elétricas e “Pads” para máquinas automáticas. As subsidiárias do grupo na América do Norte e no Brasil também mantiveram o crescimento que tiveram nos últimos anos.
Cafeterias elétricas com filtros e máquinas automáticas para uso doméstico mantiveram o bom desempenho de vendas, com taxas de crescimento de dois dígitos em algumas áreas. A divisão de máquinas comerciais de café obteve um aumento significativo das vendas, devido, em parte, a alguns pedidos internacionais gerados pelo setor alimentício.
A área de negócios estratégicos “Freshness and Flavor” também registrou crescimento na Europa com seus produtos para embalar alimentos (marcas: Toppits® e Albal®). Foi também encorajador o aumento da fatia de mercado da nova linha de caixas para alimentos BOXN®- resultado da estratégia de inovação permanente da empresa nos últimos anos.
A divisão de negócios estratégicos “Convenient Cleaning” (marcas: Swirl®, handy bag®) também registrou um leve aumento de vendas. A evolução foi forte, principalmente, na Alemanha e na Áustria, mas os mercados da França e da Espanha também conseguiram manter o sucesso dos anos anteriores. O lançamento de um inovador saco para aspiradores de pó ajudou a empresa a defender sua participação no mercado que, como um todo, registra uma leve queda. A renovação da linha de sacos de lixo possibilitou retomar o forte crescimento.
Previsões para 2009 - A crise financeira e econômica atual influenciará o crescimento do Grupo Melitta em 2009. No entanto, ainda é cedo para prever o nível e a duração da redução do consumo.
O grupo Melitta espera obter um crescimento modesto nas principais categorias de produtos no atual ano fiscal. “Acreditamos ser realista prever um crescimento de vendas na ordem de 1% a 2%”, afirmou o Dr. Stephan Bentz. O lançamento de produtos que reflitam a crescente preocupação dos consumidores com a sustentabilidade deve atrair o interesse dos mercados internacionais do Grupo. Inovações nas divisões estratégicas “Coffee Enjoyment” e “Convenient Cleaning” oferecerão novas oportunidades de vendas.
As divisões operacionais Melitta SystemService e Melitta Household Products, da Europa, se concentrarão na expansão de suas atividades internacionais.
Perfil da Melitta - A Melitta é uma multinacional alemã que nasceu em 1908, em Dresden, pelas mãos da senhora Melitta Bentz, criadora do primeiro filtro de papel para coar café. Está presente em 60 países e há 40 anos no Brasil, a empresa trouxe para o País todo o seu portfólio, revolucionando o jeito brasileiro de fazer café. No ano de 2008, a subsidiária brasileira cresceu 12% e faturou R$ 598 milhões, mantendo a posição do 2º maior mercado para o Grupo Melitta em todo o mundo.
Veículo: Revista Fator Brasil