A fabricante suíça de chocolates para a indústria Barry Callebaut está a procura de empresas para comprar. O anúncio foi feito ontem, pelo diretor financeiro da empresa, Victor Balli, em Zurique, na Suíça, durante apresentação do último relatório de resultados da companhia. Boa parte dessas aquisições, segundo o executivo, acontecerão na América do Sul. "Com elas, teremos uma presença realmente global", afimou Balli.
No último trimestre terminado em maio, as vendas da empresa cresceram em volume 8,8% e 7,1% em faturamento.
No Brasil, a Barry Callebaut planeja a construção de uma fábrica com capacidade para produzir 20 mil toneladas anuais de chocolate bruto para indústria. Segundo a empresa, essa unidade deve entrar em operação entre o final do ano e o início de 2010.
Gaspar, em Santa Catarina, segundo fontes ligadas à empresa, é a localidade escolhida para a nova unidade. Lá a multinacional americana Bunge - com quem a Barry fechou em abril uma parceria para distribuição de seus produtos para o segmento de food service - tem sua unidade de alimentos, onde produz gorduras e margarinas. Com o acordo, que começa a ser colocado em prática no próximo dia 1º, a empresa suíça terá acesso aos mais de 25 mil pontos de venda de produtos para o setor de food service com os quais a Bunge Brasil já trabalha. Os executivos da Barry Callebaut no Brasil, entretanto, não confirmam a escolha de Gaspar como sede do investimento, que soma US$ 12 milhões.
Veículo: Valor Econômico