Vendas da Pif Paf têm crescimento neste ano

Leia em 2min 50s

Apesar da crise econômica, as vendas da Rio Branco Alimentos S/A, detentora da marca Pif Paf Alimentos, com plantas em Leopoldina e Visconde do Rio Branco, na Zona da Mata mineira, e unidade de produção de rações em Patrocínio, no Alto Paranaíba, apresentaram crescimento em torno de 15% no primeiro quadrimestre do ano ante igual intervalo do exercício passado, segundo o superintendente da empresa, Luiz Carlos Mendes Costa.

 

Na sua avaliação, o resultado é fruto de vários fatores, como planejamento eficaz e a capacidade de adaptação da empresa às turbulências econômicas.

 

Além dos aspectos relacionados à gestão, Costa ressaltou que o desempenho neste ano deve ser beneficiado pelas especificidades do mercado de alimentos. "As pessoas podem deixar de comprar determinados produtos, como eletroeletrônicos e computadores, mas não podem deixar de se alimentar. Alimentação é básico e essencial", argumentou.

 

Oportunidades - O superintendente salientou que, nos momentos de desaquecimento da economia, ganha espaço a substituição de produtos de maior valor agregado por similares com preços inferiores.
"Assim, acredito que a crise não afeta o nosso mercado de forma tão negativa como acontece com outras atividades. Estamos preparados para aproveitar as oportunidades que surgirem neste momento", observou Costa.

 

Ele ressaltou que a maioria das linhas de produção da companhia operou com capacidade instalada máxima durante os primeiros quatro meses do ano.
"Na unidade de Visconde do Rio Branco passamos a operar seis dias da semana, ao invés de cinco, com fazíamos anteriormente. Esta mudança aconteceu em razão do aquecimento da demanda por carne de frango. Além disso, a Pif Paf dobrou a produção de massas prontas congeladas em Leopoldina e aumentou o abate de aves na unidade de Visconde do Rio Branco nesse período", disse.

 

Crédito difícil - De acordo com o superintendente, o maior impacto da crise nos negócios da Pif Paf foi na obtenção de crédito junto aos bancos e fundos de investimento. Costa disse que para este exercício não estão programadas inversões. "Estamos sempre atento às oportunidades de mercado, acompanhamos o comportamento do consumidor e as estratégias dos nossos concorrentes", ressaltou.

 

Costa avaliou que há boas oportunidades no mercado, em especial na avicultura, que apresenta boas perspectivas de crescimento para os próximos anos. Ele afirmou que a empresa necessita de recursos de terceiros para consolidar seu planejamento estratégico.
"Podemos pensar em crescimento, sim. O fato é que o mercado vem se consolidando com fusões de grandes empresas e o mesmo poderá vir a acontecer com as médias empresas", previu.

 

Prejuízo em 2008 - A Pif Paf, que possui cerca de 50 mil clientes no Brasil e exterior, registrou receita bruta de vendas de R$ 795 milhões no ano passado, conforme o superintendente, o que representou uma expansão de 28% ante 2007 (R$ 620 milhões). Entretanto, a empresa contabilizou prejuízo de R$ 65,76 milhões em 2008, contra lucro de R$ 16,68 milhões do exercício anterior.

 

Ele justificou que o resultado do ano passado foi prejudicado pela volatilidade do mercado de commodities (milho e soja), que bateu recorde histórico e contribuiu para que houvesse elevação de 40% nos custos na comparação com 2007.

 


Veículo: Diário do Comércio - MG


Veja também

Nestlé vai anunciar compra em nova área no Brasil

O presidente da Nestlé no Brasil, Ivan Zurita, afirmou ontem que a empresa negocia pelo menos duas aquisiç...

Veja mais
Pepsico preparada para aquisições

O presidente da Pepsico Brasil, Otto Von Sothen, afirmou ontem, durante fórum promovido pela Associaç&atil...

Veja mais
Farmacêuticas elevam produção mundial de olho na "gripe suína"

Mesmo após o primeiro óbito devido à gripe A (também chamada de gripe suína) as prime...

Veja mais
Que tal o preço por litro e quilo?

Projeto quer obrigar supermercados de São Paulo a informar valor por porção dos produtos   ...

Veja mais
Coop investe R$ 2 milhôes na 4º unidade de loja de bairro

A Cooperativa de Consumo (Coop) inaugurou, ontem, sua quarta unidade do formato Zapt Coop, loja de proximidade, no munic...

Veja mais
Supermercado vende 1,8% mais

Setor espera fechar o ano com crescimento de até 5% no faturamento   Após ter registrado no mê...

Veja mais
Nestlé, Cargill e Pepsico vão às compras e retomam aportes

A crise é vista pela indústria de alimentos como uma rede de oportunidades de aquisições e e...

Veja mais
Carrefour quer ênfase na imagem de barateiro

Seis meses depois que Lars Olofsson assumiu a presidência executiva da rede varejista francesa Carrefour SA, seus ...

Veja mais
Entressafra e concorrência fazem leite subir 9%

A entressafra e a disputa por matéria-prima pelos laticínios fizeram o leite ao produtor registrar uma alt...

Veja mais