Apesar da crise econômica, as vendas da Rio Branco Alimentos S/A, detentora da marca Pif Paf Alimentos, com plantas em Leopoldina e Visconde do Rio Branco, na Zona da Mata mineira, e unidade de produção de rações em Patrocínio, no Alto Paranaíba, apresentaram crescimento em torno de 15% no primeiro quadrimestre do ano ante igual intervalo do exercício passado, segundo o superintendente da empresa, Luiz Carlos Mendes Costa.
Na sua avaliação, o resultado é fruto de vários fatores, como planejamento eficaz e a capacidade de adaptação da empresa às turbulências econômicas.
Além dos aspectos relacionados à gestão, Costa ressaltou que o desempenho neste ano deve ser beneficiado pelas especificidades do mercado de alimentos. "As pessoas podem deixar de comprar determinados produtos, como eletroeletrônicos e computadores, mas não podem deixar de se alimentar. Alimentação é básico e essencial", argumentou.
Oportunidades - O superintendente salientou que, nos momentos de desaquecimento da economia, ganha espaço a substituição de produtos de maior valor agregado por similares com preços inferiores.
"Assim, acredito que a crise não afeta o nosso mercado de forma tão negativa como acontece com outras atividades. Estamos preparados para aproveitar as oportunidades que surgirem neste momento", observou Costa.
Ele ressaltou que a maioria das linhas de produção da companhia operou com capacidade instalada máxima durante os primeiros quatro meses do ano.
"Na unidade de Visconde do Rio Branco passamos a operar seis dias da semana, ao invés de cinco, com fazíamos anteriormente. Esta mudança aconteceu em razão do aquecimento da demanda por carne de frango. Além disso, a Pif Paf dobrou a produção de massas prontas congeladas em Leopoldina e aumentou o abate de aves na unidade de Visconde do Rio Branco nesse período", disse.
Crédito difícil - De acordo com o superintendente, o maior impacto da crise nos negócios da Pif Paf foi na obtenção de crédito junto aos bancos e fundos de investimento. Costa disse que para este exercício não estão programadas inversões. "Estamos sempre atento às oportunidades de mercado, acompanhamos o comportamento do consumidor e as estratégias dos nossos concorrentes", ressaltou.
Costa avaliou que há boas oportunidades no mercado, em especial na avicultura, que apresenta boas perspectivas de crescimento para os próximos anos. Ele afirmou que a empresa necessita de recursos de terceiros para consolidar seu planejamento estratégico.
"Podemos pensar em crescimento, sim. O fato é que o mercado vem se consolidando com fusões de grandes empresas e o mesmo poderá vir a acontecer com as médias empresas", previu.
Prejuízo em 2008 - A Pif Paf, que possui cerca de 50 mil clientes no Brasil e exterior, registrou receita bruta de vendas de R$ 795 milhões no ano passado, conforme o superintendente, o que representou uma expansão de 28% ante 2007 (R$ 620 milhões). Entretanto, a empresa contabilizou prejuízo de R$ 65,76 milhões em 2008, contra lucro de R$ 16,68 milhões do exercício anterior.
Ele justificou que o resultado do ano passado foi prejudicado pela volatilidade do mercado de commodities (milho e soja), que bateu recorde histórico e contribuiu para que houvesse elevação de 40% nos custos na comparação com 2007.
Veículo: Diário do Comércio - MG