La Serenísima está na mira de grandes grupos

Leia em 2min 30s

A maior empresa de lácteos da Argentina, a Mastellone Hermanos, dona da marca La Serenísima, está à venda. Pelo menos foi o que deu a entender um comunicado oficial da companhia, enviado dia 16 de junho à Comissão de Valores Mobiliários (CNV) local. Segundo a imprensa argentina, há pelo menos dois interessados na empresa: a francesa Danone e a brasileira Brazil Foods (BRF), resultado da fusão da Sadia com a Perdigão.

 

Procurado pelo Valor, Nildemar Secches, copresidente do conselho de administração da Brazil Foods, disse que a companhia não está em negociação com a empresa argentina. Secches afirmou que a Perdigão conversou com a Mastellone "há muito tempo [antes da fusão com a Sadia], mas não houve evolução". A Danone não comentou o assunto.

 

No dia 16 de junho, a Mastellone enviou um comunicado oficial à CNV, respondendo a um pedido de informações das autoridades locais sobre uma matéria publicada no jornal "La Nación", afirmando (a partir de fontes não-identificadas) que a Danone estaria negociando a aquisição do controle da Mastellone Hermanos.

 

Fontes afirmaram que as negociações com a Danone fazem todo sentido, uma vez que as empresas já possuem parceria.

 

Na mensagem à CNV, a Mastellone informou que mantém com a Danone um "vínculo comercial e estratégico" muito estreito, a ponto de compartilharem a logística de abastecimento de leite e a distribuição de vários de seus produtos, assim como também as marcas "La Serenísima" (leite e derivados) e "Ser" (iogurtes e sobremesas dietéticas). Trata-se de uma joint venture, firmada em 1996, para produção e distribuição de produtos de ambas as marcas. Por esse motivo, afirma a empresa, existiria um "diálogo" constante entre as duas companhias. "Dentro deste marco, temos analisado preliminarmente distintas alternativas de negócios". Mas destaca que "não existe nenhum acordo a respeito".

 

A notícia agitou os meios empresariais, rurais e políticos argentinos. Com 80 anos de existência, a Mastellone detém 70% do mercado de leite na capital e na província de Buenos Aires, a maior e mais importante do país. Dos 10,1 milhões de litros processados na Argentina por dia, responde por 4,8 milhões. Para uma receita em 2008 de pouco mais de US$ 600 milhões, a companhia registrou prejuízo (pelo terceiro ano consecutivo) de US$ 140 milhões e uma dívida total de US$ 230 milhões. Por outro lado, tem um crédito de aproximadamente US$ 18 milhões com o governo em subsídios para manutenção dos preços ao consumidor.

 

A Mastellone é uma das poucas grandes empresas que sobreviveram, não apenas à crise de 2001, mas também à onda de "estrangeirização" do capital que dominou o mundo corporativo argentino depois da crise. O governo argentino chegou a informar que não deixaria a empresa ser vendida a um estrangeiro.

 

Veículo: Valor Econômico


Veja também

Trigo

O plantio da safra 2009 de trigo teve novo impulso no Rio Grande do Sul na última semana. Segundo a Emater/RS-Asc...

Veja mais
O ano do Blu-ray

Os preços do sucessor do DVD começaram a despencar - pela primeira vez, já é possível...

Veja mais
Juntas para inovar

Neste ano, o número de fusões e aquisições entre laboratórios quintuplicou - uma estr...

Veja mais
Nestlé lança biscoito integral “Combina Com”

Aprovada pela Sociedade Brasileira de Cardiologia, nova linha é ideal para o consumo entre as refeiç&otild...

Veja mais
Exportações de mel dobram em maio

As exportações brasileiras de mel de maio alcançaram US$ 7.973.821, correspondentes a um volume de ...

Veja mais
Pequenos varejistas vão poder financiar em até 24 meses em SP

Medida vale para compras de até R$ 10 mil de bens de consumo, como eletrônicos   A Fecomercio SP (Fe...

Veja mais
Ponto de venda se reinventa

Design diferenciado das lojas se transforma cada vez mais em ferramenta de marketing   Há dez anos, o casa...

Veja mais
Roupa infantil pode ter tamanho padronizado

Se projeto for adotado pelas confecções, idade será substituída por uma medida padrão...

Veja mais
Aos 80 anos, Leite de Rosas investe para se aproximar do público

  Para comemorar os seus 80 anos de presença no mercado brasileiro, a marca Leite de Rosas investe cerca de...

Veja mais