Vendas de cosméticos sobem 18% no semestre

Leia em 1min 30s

A julgar pelo balanço preliminar da Associação Brasileira das Indústrias de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec), o "efeito batom" continua forte no Brasil. De janeiro a junho, as vendas da indústria de beleza no país cresceram 18% nos primeiros cálculos da entidade, de acordo com seu presidente, João Carlos Basílio. "Esse é um setor que não depende de crédito e sim de renda", diz o executivo, sobre o mercado de produtos de beleza e higiene pessoal.

 

Diante dos bons resultados do semestre, a associação reviu a previsão de crescimento para 2009, que era de 5% - menos da metade da taxa de 2008. No ano passado, a indústria de cosméticos e cuidados pessoais teve alta de 10,6% no faturamento, totalizando R$ 21,7 bilhões. "Agora acreditamos que o crescimento anual fique em 11%", afirma Basílio. Isso somaria vendas da ordem de R$ 24 bilhões.

 

Além da disponibilidade de renda, especialistas do setor creditam o bom desempenho ao chamado "efeito batom", ou seja, a inclinação dos consumidores para gastar mais com itens de cuidado pessoal em tempos de economia mais austera. Forçados a abortar o plano de comprar produtos de maior valor agregado, as pessoas buscariam indulgência e compensação nos cosméticos.

 

"Mas o que mais chamou atenção foi a coragem das empresas do setor de continuar investindo mesmo diante da crise", afirma Basílio. Segundo ele, os lançamentos continuaram, a pesquisa e desenvolvimento de novos produtos foi mantida e houve forte aposta em marketing. "Basta abrir uma revista ou observar o horário nobre das principais emissoras para ver que as marcas do setor estão entre os grandes anunciantes", afirma. O Brasil é hoje o terceiro maior mercado mundial de beleza do mundo, atrás do Japão e EUA. (LC)
 


Veículo: Valor Econômico


Veja também

Concorrente difícil de engolir

As vendas de chiclete da italiana Perfetti cresceram 111% no ano passado. Será que a Adams finalmente terá...

Veja mais
Opção racional

A Estrela decidiu declarar guerra ao desperdício. A partir de julho, as embalagens de jogos de tabuleiro nã...

Veja mais
De volta à bolsa

Hypermarcas e Light serão as próximas a fazerem as pazes com o mercado. A primeira fará uma oferta ...

Veja mais
Lupo entra no mercado de artigos esportivos

Hoje, faltam exatamente 339 dias para o início da Copa do Mundo de Futebol na África do Sul. Na fabricante...

Veja mais
Conselho vai julgar autuação da Colgate pela compra da Kolynos

Em 1995 a compra da Kolynos pela Colgate-Palmolive foi considerada um marco por ter dado início à era das ...

Veja mais
Volume de café exportado pelo Brasil atinge recorde

As exportações brasileiras de café bateram recorde na safra 2008/09, encerrada em junho, com cerca ...

Veja mais
Papel: Fabricantes ainda enfrentam mercado retraído no país

Depois de uma forte queda nas vendas no primeiro trimestre, produtores brasileiros de papéis dizem que situa&cced...

Veja mais
Elgin quer entrar no mercado de TV digital

A brasileira Elgin, empresa que ficou famosa pela fabricação de máquinas de costura, prepara-se par...

Veja mais
Trigo

O plantio da safra 2009 de trigo teve novo impulso no Rio Grande do Sul na última semana. Segundo a Emater/RS-Asc...

Veja mais