Cresce o número de farmácias que estão se associando para enfrentar a concorrência cada vez maior no setor, que movimenta cerca de R$ 40 bilhões com a venda de medicamentos. De acordo com a Federação Brasileira das Redes Associativistas de Farmácias (Febrafar), algumas distribuidoras devem tornar-se sócias e redes como a Multmais (Salvador-BA), Bluefarma (Catanduva-SP) e Maxifarma (Curitiba-PR) mostraram intenção de participar da federação, que reuniu seus representantes em uma assembleia geral para discutir os projetos em processo de implantação e anunciar os novos sócios.
A entrada das redes foi aceita e, de acordo com o presidente da entidade, Edison Tamascia, "com as novas redes, o grupo Febrafar passou a contar, a partir de ontem, com 29 redes [2.945 farmácias e drogarias] cujas bases estão concentradas em 11 estados mais o Distrito Federal", informou. Até janeiro deste ano, o universo de farmácias não chegava a 2.500 lojas.
Três distribuidoras de medicamentos, perfumaria e produtos médicos também passam a integrar o quadro de sócias honorárias da entidade - agora composta por 25 fornecedores da indústria e do atacado. As novas sócias Andorinha, Elite e Lunamed destacaram a importância do relacionamento com o varejo para a diversificação do mix de produtos e para o desenvolvimento de um trabalho sólido, que faz com que o setor continue a crescer.
A Febrafar também está apostando em mais serviços e cursos de qualificação. A Rede Farma & Farma, por exemplo, a partir deste mês, disponibilizará na internet 7 cursos para atender às necessidades das farmácias.
Veículo: DCI