Pão de Açúcar quer dobrar lojas do Assai

Leia em 3min 30s

Após passar a deter 100% da rede de atacarejo, grupo acelera a expansão e mira a região Nordeste

 

O Grupo Pão de Açúcar pretende praticamente dobrar o número de lojas com a bandeira Assai até o final de 2010. Atualmente, são 32 lojas com a bandeira do atacarejo - modelo de loja que mistura atacado e varejo - - do grupo, e a meta é chegar a 62 até o ano que vem. O Pão de Açúcar fechou na sexta-feira a compra dos 40% da rede Assai que ainda não detinha. Pagou R$ 175 milhões pela fatia. Segundo José Roberto Tambasco, vice-presidente executivo do Pão de Açúcar, a expectativa da empresa é de que as operações do Assai possam responder por até 10% das vendas da companhia ao final deste ano - mas ponderou que isso pode variar um pouco, já que a meta foi estabelecida antes da aquisição do Ponto Frio.

 

De acordo com Tambasco, as sinergias em termos de compras, tecnologia da informação, importação, marcas próprias e despesas administrativas do Assai com o restante do grupo serão potencializadas com os 100% do capital da companhia. O executivo destacou ainda que, desde a aquisição de 60% do Assai, em novembro de 2007, já foram abertas 18 novas lojas, sendo que nove foram de conversões de bandeiras já pertencentes à companhia.

 

Os planos de expansão do Pão de Açúcar para a rede Assai demonstram a importância que o atacarejo vem ganhado dentro das grandes redes supermercadistas. No caso do Carrefour, a rede Atacadão, comprada em abril de 2007, já responde por cerca de 30% da receita do grupo no Brasil. Já são 59 lojas do Atacadão espalhadas pelo País. Só neste ano, o grupo vem mantendo o ritmo de abertura de uma loja por mês.
Além disso, o Carrefour deve abrir no ano que vem uma loja de atacarejo, inspirada no Atacadão, na Colômbia, e já tem pronta uma lista de países para os quais o modelo será exportado.

 

NORDESTE

 

Nos planos de expansão do Assai, uma das prioridades será a região Nordeste, segundo Tambasco. Ele informou também que os planos de chegar a 62 lojas referem-se apenas às novas unidades. Não estão incluídas nesse cálculo as transformações de outras bandeiras da rede em lojas do Assai, o que pode elevar a previsão de expansão para o ano que vem. O custo para a abertura das lojas pode variar de R$ 4 milhões a R$ 10 milhões.

 

O executivo informou também que Rodolfo Nagai e Luiza Kogachi - representantes do Assai - continuarão na empresa, até o vencimento do pagamento da última parcela do negócio, no valor de R$ 125 milhões, em janeiro de 2011. A primeira parcela, de R$ 25 milhões, será paga neste mês e a segunda, de mesmo valor, será em dezembro deste ano.

 

Tambasco disse ainda que a condição para o pagamento de uma quantia adicional de R$ 25 milhões aos vendedores de 40% do Assai, conforme informado em fato relevante, dependerá da participação destes nos planos de expansão orgânica da companhia até janeiro de 2011.

 

O vice-presidente executivo financeiro do Pão de Açúcar, Enéas Pestana, disse, em teleconferência, que a companhia deverá manter a margem Ebitda da rede Assai em torno de 4%, mesmo com os ganhos de sinergia que a aquisição dos 40% restantes do capital da empresa proporcionará. Segundo ele, a companhia vai priorizar a "competitividade de preços" com as sinergias.

 

NÚMEROS

 

32 lojas é o tamanho hoje da rede Assai. A meta é chegar a pelo menos
62 até o final do ano que vem
R$ 175 milhões foi quanto o Pão de Açúcar pagou pelos 40% de ações que ainda não detinha na rede Assai
59 lojas é o tamanho da rede Atacadão, do Carrefour, no Brasil. Só este ano, foram abertas seis novas lojas da rede no País

 

Veículo: O Estado de S.Paulo


Veja também

Vendas do Pão de Açúcar sobem 11% no semestre

As vendas do Grupo Pão de Açúcar totalizaram R$ 10,9 bilhões no primeiro semestre, com cresc...

Veja mais
Associados & Cia

A parceria das centrais de compras vai ultrapassar as prateleiras dos pontos de venda. No primeiro trimestre de 2010, co...

Veja mais
Serviço também nos mercados de bairros

Em Santos, o serviço delivery é oferecido também por supermercados de bairro, empórios e arm...

Veja mais
Grupo Pão de Açúcar vai às compras

Ao anunciar a aquisição dos 40% restantes da rede de atacarejo Assai que ainda estavam em poder dos antigo...

Veja mais
Pão de Açúcar comprará os 40% restantes do Assai por R$ 175 milhões

O Grupo Pão de Açúcar comprou o restante das ações da rede atacadista Assai, cujo con...

Veja mais
Consumidor quer provar mais e poder das líderes encolhe

Pesquisa: Mais de um terço das marcas preferidas perde parte da confiança depositada pelo brasileiro ...

Veja mais
Previsão do setor de panificação é de crescer 13%

A Associação Brasileira da Indústria da Panificação (Abip), entidade que representa a...

Veja mais
Pão de Açúcar adquire os 40% restantes do Assai

O Grupo Pão de Açúcar anunciou no último fim de semana a compra dos 40% do capital total e v...

Veja mais
Empresas investem mais em comunicação interna

A maioria dos profissionais de recursos humanos já entendeu que, especialmente na crise, uma comunicaç&ati...

Veja mais