Pão de Açúcar comprará os 40% restantes do Assai por R$ 175 milhões

Leia em 2min

O Grupo Pão de Açúcar comprou o restante das ações da rede atacadista Assai, cujo controle foi adquirido pela varejista em novembro de 2007. Quando o acordo foi assinado, os antigos donos do Assai, Rodolfo Junji Nagai e Luiz Fumikazu Kogachi, ainda ficaram com 40% do capital da empresa, além de permanecerem na gestão do dia-a-dia dos negócios.

 

Por essa participação, o Pão de Açúcar vai pagar agora R$ 175 milhões, em três parcelas de R$ 25 milhões. A primeira será depositada dez dias após a assinatura do contrato; a segunda será paga em 15 de dezembro de 2009 e a terceira, no dia 15 de janeiro de 2011.

 
 
As informações foram divulgadas na sexta-feira à noite em fato relevante enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Hoje pela manhã, o Pão de Açúcar realiza com teleconferência com analistas e encontro com a imprensa.

 

Os controladores do Assai poderão receber, no dia 15 de janeiro de 2011, uma quarta parcela no valor de R$ 25 milhões caso sejam "concretizadas algumas condições adicionais acordadas entre as partes", informa o fato relevante. Os valores serão corrigidos pela variação do CDI .

 

O Assai é controlado por uma empresa de propósito específico, a Barcelona Comércio Varejista e Atacadista S.A., cujo acordo de acionistas deixará de vigorar após a aquisição de todo o capital pelo Pão de Açúcar.

 

Em entrevista concedida à imprensa na semana passada, Claudio Galeazzi, presidente do Pão de Açúcar, respondeu que a companhia constituiu um comitê para avaliar fusões e aquisições e que está atenta à oportunidades. Sobre a possível aquisição de uma segunda rede de atacarejo, Galeazzi não quis especificar os alvos da empresa.

 

Em ocasiões anteriores, a administração do Pão de Açúcar havia declarado que não tinha pressa em comprar os 40% restantes do capital do Assai e que estava satisfeito com a sociedade.

 

Com a aquisição do Assai, o Grupo Pão de Açúcar ingressou em um novo segmento do varejo alimentar, conhecido como "atacarejo". Nesse modelo de negócio, as lojas vendem tanto no atacado (em caixas) como para o consumidor final (em embalagens fracionadas). Por ser um mercado desconhecido para o grupo Pão de Açúcar, os ex-controladores do Assai continuaram participando da gestão dos negócios mesmo após a aquisição .

 

Veículo: Valor Econômico


Veja também

Grupo Pão de Açúcar vai às compras

Ao anunciar a aquisição dos 40% restantes da rede de atacarejo Assai que ainda estavam em poder dos antigo...

Veja mais
Consumidor quer provar mais e poder das líderes encolhe

Pesquisa: Mais de um terço das marcas preferidas perde parte da confiança depositada pelo brasileiro ...

Veja mais
Previsão do setor de panificação é de crescer 13%

A Associação Brasileira da Indústria da Panificação (Abip), entidade que representa a...

Veja mais
Pão de Açúcar adquire os 40% restantes do Assai

O Grupo Pão de Açúcar anunciou no último fim de semana a compra dos 40% do capital total e v...

Veja mais
Empresas investem mais em comunicação interna

A maioria dos profissionais de recursos humanos já entendeu que, especialmente na crise, uma comunicaç&ati...

Veja mais
Athos Farma pede proteção contra credores

A Athos Farma, que até o ano passado ocupava a posição de quarta maior distribuidora de medicamento...

Veja mais
Olympikus vai disputar corridas

Calçados: Vulcabras deslancha o maior investimento na marca de tênis para enfrentar Nike, Adidas, Asics e M...

Veja mais
Carrefour exporta formato 'atacarejo' para a Colômbia

Assim como os concorrentes Pão de Açúcar e Wal-Mart, que têm pronto o modelo de exporta&ccedi...

Veja mais
Franquia de padaria mira custo menor

O setor de padarias, composto por mais de 64 mil estabelecimentos e que movimentou no ano passado, no Brasil, cerca de R...

Veja mais