Pão de Açúcar adquire os 40% restantes do Assai

Leia em 1min 30s

O Grupo Pão de Açúcar anunciou no último fim de semana a compra dos 40% do capital total e votante da Barcelona Comércio Varejista e Atacadista S.A., acionista da bandeira de "atacarejo" Assai, o valor de cuja negociação poderá chegar a R$ 200 milhões. A primeira parte do negócio entre o Pão de Açúcar e os empresários Rodolfo Junji Nagai e Luiz Fumikazu Kogachi foi realizada em 2 de novembro de 2007, com a aquisição de 60% da atacadista.

 

Segundo o comunicado publicado na Comissão de Valores Mobiliários (CVM), o pagamento será dividido em três etapas. A primeira parcela, de R$ 25 milhões, será quitada dez dias após a celebração do contrato de compra e venda. A segunda, de mesmo valor, será paga em 15 de dezembro de 2009. A terceira parcela, de R$ 125 milhões, será liquidada em 15 de janeiro de 2011. Uma parcela adicional de R$ 25 milhões, sujeita a condições definidas entre as partes, mas não divulgadas, também seria paga em 15 de janeiro de 2011.

 

O Pão de Açúcar detalha que os valores serão corrigidos pela variação do CDI desde a data de assinatura do contrato de compra e venda de ações até o pagamento. Estima-se que o grupo pagou R$ 208 milhões aos controladores do Assai em 2007, quando foi realizada a primeira fase da compra.

 

A conclusão da operação ainda está sujeita à aprovação do Conselho de Administração e dos acionistas da empresa. Desde então, a bandeira atacadista dobrou seu tamanho e conta atualmente com 30 lojas, incluindo os Estados de Rio de Janeiro e Ceará. No primeiro trimestre do ano, o Assai faturou R$ 440,8 milhões, ou seja, 8,3% das vendas brutas do grupo.

 

Veículo: DCI


Veja também

Consumidor quer provar mais e poder das líderes encolhe

Pesquisa: Mais de um terço das marcas preferidas perde parte da confiança depositada pelo brasileiro ...

Veja mais
Previsão do setor de panificação é de crescer 13%

A Associação Brasileira da Indústria da Panificação (Abip), entidade que representa a...

Veja mais
Empresas investem mais em comunicação interna

A maioria dos profissionais de recursos humanos já entendeu que, especialmente na crise, uma comunicaç&ati...

Veja mais
Athos Farma pede proteção contra credores

A Athos Farma, que até o ano passado ocupava a posição de quarta maior distribuidora de medicamento...

Veja mais
Olympikus vai disputar corridas

Calçados: Vulcabras deslancha o maior investimento na marca de tênis para enfrentar Nike, Adidas, Asics e M...

Veja mais
Carrefour exporta formato 'atacarejo' para a Colômbia

Assim como os concorrentes Pão de Açúcar e Wal-Mart, que têm pronto o modelo de exporta&ccedi...

Veja mais
Franquia de padaria mira custo menor

O setor de padarias, composto por mais de 64 mil estabelecimentos e que movimentou no ano passado, no Brasil, cerca de R...

Veja mais
Bimbo premiada por embalagem sustentável

O Grupo Bimbo recebeu da Associação Mexicana de Embalagem o prêmio de Embalagem Sustentável p...

Veja mais
Lacta lança Diamante Negro para presentear

Depois do Sonho de Valsa Mini, a Kraft Foods Brasil amplia as opções de chocolates em caixas especiais par...

Veja mais