As vendas do Grupo Pão de Açúcar totalizaram R$ 10,9 bilhões no primeiro semestre, com crescimento de 10,7% sobre o mesmo período do ano passado. Considerando apenas o segundo trimestre, houve alta de 15,4%, chegando a R$ 5,6 bilhões.
O maior varejista do país comprou os 40% do capital restante do Assai por R$ 175 milhões e pretende abrir mais 30 lojas dessa bandeira até o final de 2010, quase dobrando o tamanho atual, com 32 unidades. A previsão é fechar este ano com 45.
A companhia entrou no modelo de "atacarejo", focado nos consumidores de baixa renda e nos pequenos comerciantes, em 2007, quando adquiriu 60% do Assai. O acordo é pagar R$ 25 milhões neste mês, outros R$ 25 milhões em dezembro e R$ 125 milhões em janeiro de 2011.
A esse montante final serão acrescidos R$ 25 milhões pela consultoria dos antigos sócios e fundadores, que vão ajudar na escolha de novos pontos e na avaliação de quais lojas do grupo devem ser convertidas para a bandeira Assai a fim de aumentar a receita.
Veículo: Folha de S.Paulo