Pão de Açúcar vai dobrar a rede Assai em 18 meses

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O grupo varejista Pão de Açúcar espera praticamente dobrar, nos próximos 18 meses, o número de lojas da rede de "atacarejo" Assai, que atualmente conta com 32 unidades. A meta é fechar este ano com 45 lojas e iniciar 2011 com 62, informou ontem o vice-presidente comercial de operações do Pão de Açúcar, José Roberto Tambasco, que vinha comandando as operações do Assai.

 

O grupo anunciou na noite de sexta-feira a compra da participação remanescente de 40% no Assai, por R$ 175 milhões.

 

O número total de lojas do Assai, no entanto, deve ser ainda maior. O grupo vem considerando a possibilidade de aumentar as conversões de lojas tradicionais de varejo, como Extra e Pão de Açúcar, para a bandeira Assai. Isso deverá ocorrer em locais onde as operações de varejo estiverem apresentando desempenho de vendas abaixo do desejado.
"Sempre avaliamos a performance da loja e as condições de virar Assai. Esta é a análise", disse Tambasco. Ele informou que, nestes casos, as lojas convertidas em Assai costumam apresentar um volume de vendas três vezes maior do que o formato anterior, apesar das margens menores, inerentes ao setor de atacarejo.

 

O executivo, entretanto, preferiu não revelar o número potencial de conversões avaliado pela empresa. Disse apenas que a projeção informada para a abertura de novas lojas não contempla as eventuais conversões.
Tambasco não informou a distribuição geográfica da expansão pretendida para o Assai, alegando motivos estratégicos. Reiterou apenas o "grande" interesse do Pão de Açúcar pela região Nordeste.

 

A expectativa do grupo era de que as operações do "atacarejo" representassem cerca de 10% do faturamento total em 2009, contra 7% registrados no ano passado. A projeção, no entanto, exclui da conta as operações da recém-adquirida rede Ponto Frio, que deve mexer de forma importante com as receitas do Pão de Açúcar.

 

Perguntado sobre novas aquisições em curso, o vice-presidente de Relações com Investidores do Pão de Açúcar, Enéas Pestana, admitiu o interesse do grupo em seguir comprando, porém esquivou-se de comentar sobre possível alvos.

 

A prestação do serviço de consultoria ao grupo Pão de Açúcar durante os próximos 18 meses deverá garantir um pagamento adicional de R$ 25 milhões aos antigos controladores da rede de atacarejo Assai.

 

Um ano e nove meses após adquirir 60% da Assai, o Pão de Açúcar anunciou na última sexta-feira a aquisição dos 40% restantes, pelo montante de R$ 175 milhões, cifra que poderá chegar aos R$ 200 milhões com o pagamento adicional.

 

A intenção do Pão de Açúcar é que Rodolfo Nagai, fundador e antigo controlador da Assai, ofereça seu conhecimento no setor para ajudar na expansão da rede pelo Brasil nos próximos 18 meses, período em que o Pão de Açúcar quer dobrar o número de lojas da Assai para algo próximo a 62 pontos.
"Os R$ 25 milhões é para que o Rodolfo acompanhe a transição. É para garantir que se cumpram os objetivos de expansão orgânica da Assai para o próximo ano e meio", disse o vice-presidente comercial de operações do Grupo Pão de Açúcar.

 

Dos R$ 175 milhões acordados, R$ 25 milhões serão pagos dez dias após a assinatura do contrato final de compra dos 40%, o que deve ocorrer ainda nesta semana. Outros R$ 25 milhões serão entregues em dezembro deste ano. A parcela final, de R$ 125 milhões foi agendada para janeiro de 2011, mesma data em que está previsto o pagamento dos R$ 25 milhões adicionais aos ex-controladores do Assai. Os pagamentos futuros serão corrigidos pela variação do CDI.
 


Veículo: Valor Econômico


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